Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Porto. Aumento da renda pode levar ao fecho do histórico Café Ceuta

07 abr, 2016 - 15:44

A renda anda à volta de mil euros, mas poderá subir para 8 mil. O projecto-lei do PS para o alargamento do período de transição na alteração das rendas das lojas históricas pode ser um “balão de oxigénio”.

A+ / A-

Os proprietários do Ceuta, um café com história situado na rua com o mesmo nome, na baixa do Porto, admitem encerrar o estabelecimento se vier a consumar-se um aumento da renda da ordem dos 700%.

A renda actual ronda os mil euros mensais, mas poderá subir para 8 mil. O projecto-lei do PS para o alargamento do período de transição na alteração das rendas das lojas históricas, que será discutido sexta-feira no Parlamento, pode ser um “balão de oxigénio”.

"O senhorio entende que a renda tem que ser aumentada para um valor que vai ser impraticável pagar: cerca de 8 mil euros”, explica Agostinho Silva, filho do proprietário do Café Ceuta.

O pai tomou conta do estabelecimento há quatro décadas e Agostinho segue-lhe as pisadas há quase três anos, mas a paixão pelo negócio não chega para o manter de pé.

Pelo Ceuta, passam e passaram muitos estudantes, nomes ligados à cultura, a profissões liberais e à política. Folheiam-se jornais e o café desperta aqueles que têm um dia de trabalho pela frente. António Leitão tem a sua imagem reflectida nos muitos espelhos da sala - é cliente habitual daquele que classifica como “um café de família”. António não tem dúvidas de que "fechar o Ceuta representaria, certamente, a uma grande perda para a cidade do Porto”.

Projecto-lei do PS pode ser “um balão de oxigénio”

Neste tempo de inquietação para proprietários e frequentadores habituais do Ceuta, surgiu espaço para a esperança, que Agostinho designa como “um balão de oxigénio”: o projecto-lei do PS que visa proteger os proprietários com mais de 65 anos e com um contrato de arrendamento antigo.

O diploma que pretende alargar o período de transição na alteração das rendas das lojas históricas vai ser discutido no Parlamento na sexta-feira. Se for aprovado, o Café Ceuta pode continuar de portas abertas, pelo menos, até 2027.

Enquanto o futuro se mostra incerto, a vontade de manter viva a alma do café portuense permanece intacta. “Gostava de cá continuar durante muitos mais anos”, remata Agostinho Silva.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Paulo Grizalho
    07 abr, 2016 1074 18:35
    O Nero é que tinha razão os velhos cheiram mal as lojas tradicionais têm piolhos vamos dar cabo deles "é deitar fogo e deixar arder. Assina: Sá Cristas
  • Rui
    07 abr, 2016 Porto 17:58
    Porque não compram o espaço? Pagar mil euros de renda é um absurdo pagam menos ao banco!
  • 07 abr, 2016 17:46
    Como é que querem reabilitar e incentivar o arrendamento com leis que são caducas, desajustadas injustas, por isso é que somos um país de endividados, sem qualquer futuro.

Destaques V+