Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

A Caminho de França 2016

​Super Victor. Assim se chama a mascote do Euro 2016

07 abr, 2016 - 10:30 • Pedro Azevedo

O nome é baseado na ideia de vitória e está ligado aos poderes adquiridos de um rapaz, quando descobriu a capa mágica, as botas e a bola.

A+ / A-

A mascote oficial do Europeu de França 2016 recebeu o nome de "Super Vítor", depois de uma votação de mais de 100 mil adeptos de futebol. O nome é baseado na ideia de vitória e está ligado aos poderes adquiridos por um rapaz.

Metade criança, metade super-herói, a mascote projectada pela UEFA pretende ser um veículo encorajador dos adeptos de todo o mundo. A história de "Super Victor"’ imaginada pelos autores para a personagem conta-se em poucos segundos: era uma vez uma criança que adquiriu poderes especiais enquanto jogava futebol com os seus amigos.

Após ter pontapeado a bola para fora do campo, foi à sua procura e descobriu um misterioso baú, que continha uma capa, uma bola e chuteiras, que lhe permitiram voar e jogar futebol de uma forma soberba. O fato é inspirado na bandeira francesa. O boneco do Super Victor estará em todos os relvados dos 51 jogos do Europeu de 2016.

A moda das mascotes nos Europeus começou em Itália, em 1980, com o Pinocchio. Em 84, em França foi a vez do Peno. Em 88, na Alemanha, era o Berni. Em 92, na Suécia, o Rabbit. Em 96, em Inglaterra, o Goaliath. Em 2000, na Holanda e Bélgica, o Benelucky. No Euro de Portugal, em 2004, era o Kinas. Seguiram-se o Trix e Flix, na Áustria e Suiça, e os gémeos Slavek e Slavko, na Polónia e Ucrânia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+