Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Santana Lopes elogia Passos e Cavaco, mas não esquece ausentes

02 abr, 2016 - 21:57

Antigo líder social-democrata discursou no 36º congresso do partido em Espinho.

A+ / A-

O ex-presidente do PSD Pedro Santana Lopes deixou elogios à maneira de ser "fria, responsável e determinada" do actual líder social-democrata, a quem assinalou "parecenças" com Sá Carneiro, criticando os “ausentes” do congresso.

"É por termos um líder com esta maneira de ser fria, responsável e determinada - só não concordo com o frio (...) - é exactamente com esta maneira de ser que Pedro Passos Coelho conseguiu aquilo que nenhum líder de países que atravessaram dificuldades semelhantes às nossas conseguiu: foi ele que teve o melhor resultado em eleições legislativas depois de um programa de austeridade extremamente difícil, cometendo uma proeza absolutamente extraordinária", afirmou Pedro Santana Lopes, perante os congressistas que se reúnem este fim-de-semana em Espinho.

Apontando umas "parecenças muito curiosas" de Passos Coelho com Sá Carneiro, o agora provedor da Santa Casa de Misericórdia de Lisboa lamentou a falta de "disponibilidade" de alguns críticos do líder do PSD para se deslocarem ao congresso, referindo-se directamente a Rui Rio.

Santana Lopes homenageou Cavaco Silva no congresso do PSD agradecendo os "serviços prestados ao país" pelo antigo Presidente da República em "circunstâncias dificílimas".

"Devemos uma palavra de agradecimento a Aníbal Cavaco Silva pelos serviços prestados ao país", disse Santana Lopes durante a sua intervenção no 36º congresso do partido. Os 750 congressistas responderam às palavras do ex-líder do PSD com um aplauso de pé ao antigo Presidente da República.

Sublinhando que um dia, "com mais distância e serenidade", se fará o registo dos serviços prestados por Cavaco Silva na chefia do Estado, o agora provedor da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa recordou as "circunstâncias dificílimas" em que o também antigo líder do PSD e ex-primeiro-ministro exercer o seu mandato, primeiro com o Governo socialista de José Sócrates, depois com a crise.

Pedro Santana Lopes fez igualmente referência ao novo Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, também ele antigo líder social-democrata, notando que, com a sua eleição, pela primeira vez na história há um `empate` de "2-2" entre chefes de Estado oriundos do PS [Mário Soares e Jorge Sampaio] e do PSD [Cavaco Silva e Marcelo Rebelo de Sousa]. "Um dia haverá quem desempatará", disse.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • rodri
    04 abr, 2016 caminha 11:29
    Calma, Pedro, calma....já tens tacho na Santa Casa "das Mesericórdias"........
  • isabel paiva
    04 abr, 2016 Lisboa 09:43
    O Santana Lopes que se cuide, porque desde que está como provedor da santa casa o alzheimer está a atacar em força, desde comparar Passos Coelho a Sá Carneiro (só se for pk ambos usam óculos) a agradecer o enorme esforço do ex presidente da República...Cavaco Silva foi do pior que podia ter aparecido. Olhe o alzheimer...
  • isabel paiva
    04 abr, 2016 Lisboa 09:41
    O Santana Lopes que se cuide, porque desde que está como provedor da santa casa o alzheimer está a atacar em força, desde comparar Passos Coelho a Sá Carneiro (só se for pk ambos usam óculos) a agradecer o enorme esforço do ex presidente da República...Cavaco Silva foi do pior que podia ter aparecido. Olhe o alzheimer...
  • Cinha
    04 abr, 2016 Sintra 09:26
    Devia de ter vergonha!!!
  • Ilidio Vaz
    04 abr, 2016 Mirandela 01:34
    O Santana é assim gosta de dizer coisas.... acha-se importante ao dizer bacoradas. No último congresso propôs : Para acabar com a desertificação do interior devíamos ter voos nos aviões pequeninos para todas as cidades do interior...nunca cheguei a entender de que País ele estava a falar. Mas ele é assim. Quando estava na Câmara Municipal da Figueira da Foz, vinha todas as noites passear para lisboa no carro da autarquia e ainda contabilizava ajudas de custo. Quando o Tribunal de Contas topou a FRAUDE disse que não sabia que não podia receber ajudas de custo. Este é o Santana licenciado em direito (o direito dele) rsrsrsrsrsrs
  • CHELINHO
    03 abr, 2016 U.S.A. 21:03
    O,...! SANTANA e quando foste PM por tres, meses e compraste um carro novo por 80000.00, mil contos, e foste indigitado, se fosse normal o que nao seria, mesmo assim nao paras, ...? onde esta o tacho, a tua intrrogacao,...! que taxista, grupo dos passos
  • ps
    03 abr, 2016 portugal 19:34
    Com a tua presença no congresso veio demonstrar que é fraco, todos se riram da sua presença, costa terá de pensar outro na santa casa, este homem pensa que será visto com bons olhos no psd.
  • ZédoNabão
    03 abr, 2016 Tomar 18:52
    Resumindo: É impressionante como este homem, nestes últimos anos, se tem moldado às circunstancias, para conseguir os seus objectivos. O que é que ele agora quererá do Passos? Sabem? O tempo o dirá!...
  • eu
    03 abr, 2016 oeste 13:12
    algum destes levou o vosso, nosso dinheiro para proveito próprio?
  • Um reformado
    03 abr, 2016 Lisboa 10:44
    A vida ensinou-me a respeitar a democracia. Considero que o Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva não serviu bem Portugal. É esta a minha opinião.

Destaques V+