Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Suinicultores pedem “solidariedade” e querem fim de embargo à Rússia

01 abr, 2016 - 22:00

Segundo os suinicultores, nos últimos três meses, a queda na produção já ronda os 25%.

A+ / A-

Os suinicultores pediram a "solidariedade" dos representantes da Comissão Europeia em Portugal para que negoceiem com a Rússia e acabem com o embargo à carne de porco.

"Há um problema que foi criado pela política comunitária que se prende com o embargo à Rússia em que o ministro russo da Agricultura está na `blacklist` [lista negra] europeia e proibido de entrar no espaço europeu. Pedimos aqui um bocadinho de solidariedade do poder político da Comissão Europeia para que possam desbloquear a situação do ministro russo, as partes possam sentar-se à mesa e negociar", disse o porta-voz do "gabinete de crise" dos suinicultores, João Correia.

O responsável falava aos jornalistas no final de uma audiência com os representantes da Comissão Europeia em Portugal e a quem entregaram um caderno reivindicativo com nove pontos destinados a combater a crise do sector e a apoiar a suinicultura em Portugal.

Além do levantamento do embargo à Rússia, João Correia destacou a urgência da conclusão das negociações com o Japão, um parceiro que poderia ajudar à manutenção do nível das exportações.

De acordo com o documento entregue aos jornalistas no final do encontro, os suinicultores reivindicam também a manutenção "da filosofia de ajudas a nível europeu" e um apoio para a utilização do excesso de gorduras para fins não alimentares como, por exemplo, o biodiesel.

O apelo à Comissão Europeia para que legisle no sentido de acabar com "as práticas comerciais abusivas e desleais da grande distribuição" em Portugal, a aplicação das normas de etiquetagem europeia nos diferentes Estados-membros, a implementação e um sistema de créditos à exportação, a reutilização das proteínas animais nas rações e o fim das barreiras sanitárias à exportação para países terceiros, dentro e fora da União Europeia, são outras exigências que constam do documento.

Até ao momento, e nos últimos três meses, a queda na produção já ronda os 25% e, dentro de três meses, esse valor pode ascender aos 50%, avisou ainda João Correia.

Enquanto decorria a reunião, em Lisboa, cerca de 80 suinicultores estiveram concentrados à porta do edifício exibindo cartazes e bandeiras de Portugal, mas em silêncio.

"Consuma fresco! Escolha português", "Os países pobres têm direito a produzir", "Queremos produzir em Portugal" e "A UE só serve os riscos" eram algumas das frases legíveis nos cartazes exibidos pelos produtores de carne de porco.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Francisco Maciel
    20 abr, 2016 Braga 01:08
    Estou solidário com vcs suinicultores e ja há muito tempo que deixei de consumir produtos do Grupo Jerónimo Martins,que além de dar preferência aos produtos estrangeiros,ainda transferiu a sede económica do Grupo para a Holanda. Infelizmente sempre houve e continua a haver,Migueis de Vasconcelos em Portugal.
  • Manuel Fernandes
    02 abr, 2016 Barreiro 12:30
    A russofobia e ao desmesurado alinhamento da Europa com o gigante norte-americano são os grandes responsáveis pela miséria que os povos do sul da Europa estão a passar e pelo drama dos refugiados que viram os seus países destruídos. Estes dirigentes europeus estão podres de ricos e abandonam os mais fracos, mesmo que estes só exijam paz e produção. A minha solidariedade com os suinicultores e com todos os povos que sofrem os efeitos desta criminosa política.
  • Manuel Cunha
    02 abr, 2016 Guarda 08:23
    Enquanto existirem as grandes superficies em Portugal "Donas Disto Tudo" não haverá agricultura, industria, comercio, etc. etc. que resista, incluindo postos de trabalho. Levam tudo á falência.

Destaques V+