Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Morreu Zaha Hadid, a primeira mulher a ganhar o Pritzker

31 mar, 2016 - 16:23 • Pedro Rios , Ricardo Vieira

A arquitecta inglesa nascida no Iraque faleceu aos 65 anos, devido a um ataque cardíaco. Pioneira enquanto "arquitecta autora", tem obras espalhadas pelo mundo, de Londres ao Azerbeijão.

A+ / A-

A arquitecta Zaha Hadid, a primeira mulher a ganhar o Pritzker, o maior prémio de arquitectura, morreu esta quinta-feira, aos 65 anos.

O gabinete de Zaha Hadid anunciou que a arquitecta morreu subitamente, em Miami, às primeiras horas da manhã. “Ela tinha contraído uma bronquite no início desta semana e sofreu um ataque cardíaco enquanto recebia tratamento no hospital”, refere a mesma fonte.

Tinha dupla nacionalidade iraquiana e britânica. Nasceu em Bagdade, no Iraque, a 31 de Outubro de 1950. Estudou no Líbano e em Londres, onde se formou em arquitectura. Venceu o Pritzker em 2004.

Foi “uma das primeiras mulheres que se assumiu como uma arquitecta autora”, diz à Renascença Ana Tostões, arquitecta e historiadora de arquitectura. A conquista de diversos prémios e a assinatura de projectos em vários países é algo de “absolutamente extraordinário” numa disciplina “muito dominada pelo mundo masculino”, até pela “relação muito forte com a obra, com a construção”.

Para Ana Tostões, Zaha Hadid “foi uma personagem duplamente inovadora: porque afirmou a mulher como arquitecta e porque afirmou um modo de conceber o espaço e de pensar a arquitectura orgânico, mesmo muito sensual.”

Produziu “uma arquitectura muito sensorial, fazendo apelo aos sentidos, por isto também tão polémica”, uma obra que desafiou “os modos tradicionais de construir e conceber a arquitectura” e demonstra “um acento feminino no modo de projectar”.

Um dos seus projectos mais conhecidos é o Centro Aquático de Londres, que recebeu as provas de natação dos Jogos Olímpicos de 2012. Também desenhou o Museu MAXXI, “obra polémica”, em Roma, inaugurada em 2010, dedicado à arte moderna e à arquitectura.

“A Zaha lutou muito para construir as obras dela”, diz Ana Tostões. “Tem muito trabalho anterior que não passou à construção”.

Quando recebeu a Medalha de Ouro do Instituto Real dos Arquitectos Britânicos, Zaha Hadid afirmou estar orgulhosa de ter sido a primeira mulher a receber aquele galardão.

“Agora é normal ver mais mulheres arquitectas estabelecidas”, disse. “Isto não significa que é fácil. Por vezes os desafios são imensos. Houve uma tremenda mudança nos anos recentes e vamos continuar este progresso.”

Obras que “recentram as cidades”

O centro Heydar Aliyev, em Baku, no Azerbaijão, e o parque High Line, em Manhattan, Nova Iorque, são outros dos projectos emblemáticos com assinatura de Zaha Hadid.

Ana Tostões destaca a Dongdaemun Design Plaza, um “centro enorme” que Zaha Hadid projectou em Seul, na Coreia do Sul, “uma obra que é um misto de arquitectura, espaço público, desenho urbano, jardim”. “Uma obra notável que criou um novo centro na cidade de Seul”, algo que Hadid fez em várias geografias: fez “obras únicas, que recentram as cidades e fazem centros urbanos com as suas obras. São obras que acabam por ser âncoras urbanas.”

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+