Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bélgica. "Marcha contra o Medo" adiada por motivos de segurança

26 mar, 2016 - 17:34

Organização concordou com a posição das autoridades e vai remarcar a iniciativa que pretendia responder aos atentados de terça-feira.

A+ / A-

A "Marcha contra o Medo", marcada para domingo para assinalar os atentados na capital belga, foi desmarcada depois de as autoridades terem pedido à organização, alegando razões de segurança.

"Entendemos o pedido. A segurança dos nossos cidadãos é uma absoluta prioridade. Juntamo-nos às autoridades e propomos um adiamento e pedimos aos cidadãos para não comparecerem neste domingo", disse a organização, num comunicado enviado à agência Lusa.

O ministro belga do Interior tinha sugerido que a iniciativa fosse adiada por algumas semanas. "Convidamos os cidadãos a não participarem na manifestação de amanhã [domingo]", afirmou Jan Jambon.

O mesmo pedido foi feito pelo presidente da câmara de Bruxelas, Yvan Mayeur, que recordou que o nível de ameaça continua elevado. "Tendo em conta que o nível 3 [numa escala de 4] de ameaça continua em vigor, tendo em conta as investigações em curso (...) e tendo em conta a mobilização da polícia e a sua capacidade no terreno (...) queremos convidar os cidadãos a não se manifestarem amanhã [domingo]", afirmou Yvan Mayeur.

Os atentados de terça-feira na capital belga fizeram, pelo menos, 31 mortos e cerca de 300 feridos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • João Lopes
    26 mar, 2016 Viseu 18:28
    As chamadas sociedades mais ou menos “progressistas” e desenvolvidas, têm vindo a reivindicar o direito ao aborto, ao infanticídio, à eutanásia, e a reconhecê-lo legalmente. Mas quando não se defende a vida em todas as circunstâncias, já não há segurança para ninguém. Deixa de haver liberdade, e os mais fortes e mais violentos imporão as suas leis à força…

Destaques V+