Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Costa desafia Ordem dos Contabilistas para ajudar a ter Estado mais “eficiente”

19 mar, 2016 - 14:34

A delegação de competências e funções nos contabilistas vai “simplificar” muitos procedimentos e permitir ao Estado “poupar muitos dos recursos consumidos em burocracia”.

A+ / A-

O primeiro-ministro desafiou este sábado os associados da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) a trabalhar em conjunto com o Governo para se criar um Estado “mais eficiente” e ter empresas mais transparentes e com menos carga burocrática.

“Queria deixar aqui um sinal de confiança nestes profissionais, nesta Ordem [dos Contabilistas Certificados] e deixar o desafio para juntos podermos contribuir para que a carga burocrática sobre as empresas, a transparência e o rigor e a confiança nos seus procedimentos, possam contar cada vez mais com a vossa actividade, contribuindo assim conjuntamente para termos melhores condições, para que cada boa ideia se possa transformar numa melhor empresa e possamos ter um Estado mais eficiente”, declarou António Costa.

O primeiro-ministro, que presidiu à cerimónia inaugural das novas instalações da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), um edifício instalado na zona histórica no Porto e classificada como Património Mundial da Unesco, além de pedir apoio aos contabilistas certificados, classificou-os de “colaboradores preciosos”.

“São colaboradores preciosos para podermos olhar para os processos da administração fiscal, para processos de capitalização de empresa”, disse.

Na opinião de António Costa, com a delegação por parte do Estado de competências e funções nos contabilistas certificados vai permitir-se “simplificar” muito daqueles procedimentos, designadamente vai permitir ao Estado “poupar muitos dos recursos consumidos em burocracia”.

“Permitirão, sobretudo, às empresas aliviar, em muito, a carga burocrática que têm que assumir para cumprir todas as suas obrigações perante o Estado”, acrescentou.

Todo o processo de construção das novas instalações da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e a nova Casa do Contabilista, composta designadamente por um lar, restaurante e auditório, teve um investimento na ordem dos 12 milhões de euros, disse hoje o bastonário da OCC, António Domingues de Azevedo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Laurentino Marques
    19 mar, 2016 Malveira 19:54
    Sr. Primeiro Ministro, peço que leia atentamente a Diretiva 2013/34/UE e o DL 98/2015, de 02/06 que os pafs fizeram. O Sr. Primeiro Ministro está de acordo com o teor do referido DL 98/2015? Então a alteração dos valores constantes do Artº. 262º., que vem de 1998, do CSC não foi alterado por esquecimento dos pafs, ou este governo também não está preocupado com isso? Para que serviu reclassificar a dimensão das empresas alterando os valores para enquadramento das mesmas, mantendo os gastos administrativos desnecessários? Acho que não foi para isto que serviu a Diretiva 2013/34/UE. Não é com discursos que ficam apenas em teoria que as pequenas empresas se tornam mais eficientes e rentáveis. Para isso já bastaram os discursos vazios dos fafs.
  • Jose Menezes Luis
    19 mar, 2016 Setubal 19:32
    É um descaramento muito grande vir pedir aos CC ajuda, quando é ele que cada vez mais dificulta a nossa acção.Faz de nós palhaços e servos da sua estupidez e ignorancia.Eu recuso-me a colaborar com este implastro.
  • Rui
    19 mar, 2016 Sacavém 18:27
    Pois este desgovernante oportunista anda a enganar tolos. O "chefe" dos contabilistas é do seu partido, o dos pintos de sousa!!! Uma descarad pouca vergonha de policiamento, no seu aspecto negativo!!!
  • Servidor do Estado
    19 mar, 2016 Lisboa 17:53
    O estado ainda quer explorar mais os Contabilistas?
  • 19 mar, 2016 16:51
    Uma associação ao lada de Governo, seja ele qual for , para mim não é correcto mas com este dirigente não se espera outra coisa
  • Carlos Costa
    19 mar, 2016 Santarem 16:30
    Este governo ilegítimo só merece uma coisa: DESPREZO E DISTANCIAMENTO!!!!
  • ernesto castro
    19 mar, 2016 esmoriz 15:56
    Este costa e um espalha brasas. Ho costa tem a catarina e sua equipa de mortaguas que são fantasticas intérpretes do dinheiro alheio.
  • João Pires
    19 mar, 2016 Covilhã 15:45
    Vai trabalhar incompetente...

Destaques V+