A+ / A-

BPI rejeita proposta de Isabel dos Santos para compra de banco em Angola

27 jan, 2016 - 18:03

No dia em que regressou aos lucros, o banco liderado por Fernando Ulrich anunciou que não aceitou uma proposta de 140 milhões de euros por 10% do Banco de Fomento de Angola.

A+ / A-

O BPI teve um lucro líquido consolidado de 236,4 milhões de euros em 2015, o que compara com os prejuízos de 163,6 milhões de euros registados em 2014.

O lucro líquido, diz a informação disponibilizada pela instituição, é resultado de 93,1 milhões de euros conseguidos na actividade doméstica e 143,3 milhões de euros das operações internacionais.

O conselho de administração do BPI anunciou ainda que decidiu rejeitar, por unanimidade, a proposta apresentada pela Unitel, de que a angola Isabel dos Santos é accionista, que oferecia 140 milhões de euros por 10% do capital do Banco de Fomento Angola (BFA).

Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o BPI informa que "na sua reunião de hoje [quarta-feira], o Conselho de Administração analisou a proposta apresentada pela Unitel para a compra de acções representativas de 10% do capital social e direitos de voto do Banco de Fomento Angola (BFA) e deliberou por unanimidade decliná-la".

O presidente executivo do BPI, em declarações aos jornalistas, afirmou que a proposta de compra de 10% do angolano BFA pela Unitel não era "uma boa solução" e reiterou que a cisão dos activos africanos é a "solução que preenche os requisitos impostos pelo supervisor".

Fernando Ulrich recusa dar razões específicas. Afirma apenas que a decisão foi o resultado de "uma apreciação global" em que foram tidos em consideração "factores e internos ao banco".

[notícia actualizada às 19h22]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+