Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ondas gigantes, mais de 15 mil mortos e milhares de deslocados. Cinco anos de Fukushima

11 mar, 2016 - 08:26

A 11 de Março de 2011, um sismo de magnitude 9 na escala de Ritcher e o tsunami que se seguiu devastaram o nordeste do Japão, e provocaram graves danos na central de Fukushima.

A+ / A-

O Japão assinala esta sexta-feira o quinto aniversário do terramoto e tsunami ocorridos no nordeste do país, que fizeram mais de 18 mil mortos e desencadearam a crise nuclear de Fukushima, a pior desde Chernobil, na Ucrânia.

A 11 de Março de 2011, um sismo de magnitude 9 na escala de Ritcher e o tsunami que se seguiu devastaram o nordeste do Japão, e provocaram graves danos na central de Fukushima Daiichi, estragos que ainda mantêm longe das suas casas milhares de pessoas.

Ao longo do dia realizar-se-ão homenagens às vítimas em todo o país, as quais têm como ponto central o minuto de silêncio que vai ser cumprido às 14h46 (5h46 em Lisboa), a hora a que teve lugar a catástrofe que obrigou à retirada de cerca de meio milhão de pessoas.

Em muitas localidades, activar-se-á inclusive o alarme de tsunami - à mesma hora - para recordar o momento do sismo com epicentro frente à província de Miyagi, o qual originou ondas descomunais que varreram esta zona do arquipélago japonês e alcançaram os 20 metros de altura em alguns pontos.

As cidades e as localidades mais afectadas celebram diferentes actos, enquanto em Tóquio está prevista uma cerimónia solene em que o imperador Akihito e a imperatriz Michiko prestarão tributo aos que morreram na maior tragédia ocorrida no Japão desde a II Guerra Mundial.

Após o minuto de silêncio, o primeiro-ministro, Shinzo Abe, irá proferir um discurso, seguido do imperador, estando também previstas intervenções de outras autoridades estatais e de familiares das vítimas procedentes das três províncias mais atingidas: Fukushima, Miyagi e Iwate.

Depois do acidente nuclear, 200 mil pessoas foram retiradas de localidades próximas da central, das quais 74.200 continuam sem regressar às suas casas num raio de entre 10 e 20 quilómetros em torno da central.

Além disso, até hoje, 57.677 pessoas das províncias de Iwate, Miyagi e Fukushima residem em abrigos temporários pré-fabricados.

O número oficial de mortos causados pelo desastre natural ascende a 15.894, número que se soma a 2.561 pessoas dadas como desaparecidas e cujos corpos nunca foram encontrados.

Também continua a aumentar o número de suicídios entre os sobreviventes, bem como as mortes relacionadas com o stress pós-traumático e com as condições de vida dos deslocados.

Este número tocou os 3.410 mortos cinco anos depois do desastre, segundo os mais recentes dados compilados pela agência Kyodo.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+