Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Jornalistas do "Diário Económico" cumprem greve de 24 horas

10 mar, 2016 - 13:57

Trabalhadores exigem o pagamento de salários em atraso. O "Diário Económico" só regressará às bancas na segunda-feira.

A+ / A-

Os trabalhadores do "Diário Económico" e da Económico TV vão estar, esta quinta-feira, em greve para reclamar o pagamento dos salários em atraso, numa semana em que a direcção editorial apresentou a demissão. O "Diário Económico" só regressará às bancas na próxima segunda-feira e o "site" não será actualizado durante esta quinta-feira.

De acordo com o pré-aviso, "esta greve constitui uma forma de luta contra o atraso no pagamento dos salários de Janeiro e Fevereiro últimos, bem como do subsídio de Natal, e ainda contra a drástica degradação das condições de trabalho que impõem um esforço totalmente desproporcionado aos trabalhadores para assegurarem o funcionamento dos órgãos de informação para que trabalham, sem que se vislumbre qualquer solução para a situação que vivem".

O Económico, incluindo televisão e jornal, emprega cerca de 138 pessoas.

O Sindicato dos Jornalistas está a acompanhar a situação e teve representantes à porta da redacção. "Obviamente que manifestamos a nossa solidariedade", disse à Lusa a presidente em exercício do Sindicato dos Jornalistas (SJ), Ana Luísa Rodrigues, que apontou a "situação que os trabalhadores vivem há meses, fazendo sair um jornal em condições adversas", com salários em atraso.

Além da preocupação com a actual situação dos trabalhadores, o SJ está também preocupado com o futuro da publicação, que tem uma "marca emblemática". "A diversidade informativa também está em causa", disse a sindicalista.

Na semana passada, os trabalhadores do "Diário Económico", Económico TV e Economico.pt entregaram o pré-aviso de greve de 24 horas, através do SJ e do Sindicato Democrático dos Trabalhadores das Comunicações e dos Media (Sindetelco), adiantando que a paralisação seria desconvocada ou suspensa logo que fossem pagos os salários de Janeiro.

Entretanto, a direcção editorial do apresentou na terça-feira a demissão do cargo, tendo o administrador Gonçalo Faria de Carvalho afirmado, numa comunicação interna, que iria procurar encontrar "com maior brevidade possível" uma alternativa para a condução do projecto.

Na carta de demissão enviada à administração, a que a Lusa teve acesso, o director, Raul Vaz, e os subdirectores Bruno Faria Lopes, Francisco Ferreira da Silva e Tiago Freire afirmam que, na "sequência da comunicação de 23 de Fevereiro, e na ausência de soluções para os constrangimentos às condições de trabalho no Económico então reportadas, a direcção editorial apresenta a sua demissão".

"Naturalmente, e no espírito construtivo que sempre a moveu, a direcção está disponível para assegurar o normal funcionamento do jornal, televisão e 'site', aguardando que a administração tome, o mais depressa possível, as decisões relativas ao futuro da direcção do Económico", referem na carta.

A Ongoing Strategy Investments, holding do grupo que detém o "Diário Económico", entrou na semana passada em processo especial de revitalização (PER) de empresas devido às dificuldades financeiras, tendo sido nomeado já um administrador judicial provisório.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+