A+ / A-

Governo “confiante” numa “revisão em alta” do rating

05 mar, 2016 - 01:50

A agência de notação financeira Fitch baixou a perspectiva da dívida pública portuguesa de positivo para estável, mantendo o seu rating em BB+.

A+ / A-

O Ministério das Finanças mostrou-se confiante numa "revisão em alta" do rating da República Portuguesa pela agência Fitch, na sequência da execução orçamental e da redução da dívida em 2016.

"Estamos confiantes que a execução do Orçamento de Estado e a redução da dívida bruta ao longo de 2016 permitirá a revisão em alta do rating da República numa próxima avaliação", refere, em comunicado enviado à Lusa, o Ministério das Finanças.

No texto, o Ministério das Finanças sublinha que a "revisão da previsão é justificada pela Fitch com a trajectória ascendente da dívida, que vem do passado e que, no início do ano, foi afectada pela injecção de capital no Banif".

A agência de notação financeira Fitch baixou a perspectiva da dívida pública portuguesa de positivo para estável, mantendo o seu rating em BB+, o primeiro como “lixo”.

Entre os argumentos da Fitch para justificar a revisão esteve a estimativa de um défice equivalente a 4,2% do produto interno bruto (PIB) em 2015, em vez dos 2,7% avançados inicialmente, bem como o "optimismo" associado à previsão de um défice de 2,2% do PIB, com a agência de notação a esperar 2,8%.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+