A+ / A-

Lisboa recebe o Torneio Papa Francisco

04 mar, 2016 - 17:41 • José Barata , Teresa Abecasis

Pela primeira vez um Papa é patrono de um torneio de futebol. Acontece este fim-de-semana em Lisboa com a presença de uma equipa do San Lorenzo, clube argentino do qual Sua Santidade é sócio-honorário.

A+ / A-
Papa Francisco apadrinha torneio de futebol em Lisboa
Papa Francisco apadrinha torneio de futebol em Lisboa

Este fim-de-semana, Lisboa recebe o torneio de futebol Papa Francisco, que decorrerá no Estádio 1º de Maio. Seis equipas do escalão de "benjamins", com atletas entre os 9 e os 11 anos de idade, participam numa prova que serve para homenagear o Papa pela passagem do terceiro aniversário do seu pontificado.

A prova é organizada pela Associação de Futebol de Lisboa e fica marcada pelo facto de ser a primeira a nível mundial que tem como patrono um Papa.

“É a primeira vez, na história do futebol mundial que um Papa patrocina e é patrono de um torneio de futebol. É um marco histórico para Lisboa e eu como líder da Associação de Futebol de Lisboa sinto-me orgulhoso. É uma enorme honra presidir a uma associação que vai fazer um torneio de homenagem ao Papa", salienta Nuno Lobo, presidente da associação de futebol da capital portuguesa.

O Papa Francisco já enviou uma mensagem de saudação para os jovens participantes neste torneio, de acordo com Carlos Lourenço, da comissão organizadora da prova.

“O Papa Francisco já nos mandou uma mensagem de saudação e também uma mensagem para os jovens participantes. Este torneio tem como grande objectivo não se centrar no futebol enquanto indústria, o futebol de alto rendimento, mas sim no futebol que se joga por ideais e valores, amizade, tolerância, ética e fair-play. É por isso que estes jogadores vêm jogar neste torneio", afirma.

São seis as equipas participantes nesta prova, com o maior destaque a ir para a presença do San Lorenzo de Almagro, da Argentina, clube do qual o Papa Francisco é sócio-honorário.

"Convidamos aquele que é o seu clube do coração, do qual é sócio-honorário, o San Lorenzo e também o colégio S. João de Brito, colégio que é da Companhia de Jesus, a mesma do Papa. Foi com grande satisfação que vimos que o colégio S. João de Brito também se envolveu com a nossa organização. Para além destes dois clubes vamos ter aqui também o Benfica, o Sporting e o FC Porto, que dá uma dimensão nacional ao evento. E a também a selecção da Associação de Futebol de Lisboa estará presente", completa Carlos Lourenço.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+