Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Meia centena de páginas para apoiar migrantes e refugiados

25 fev, 2016 - 09:54 • André Rodrigues

O “Manual de Apoio Psicossocial a Migrantes” é lançado esta quinta-feira em Lisboa. Projecto conjunto da APAV, Cruz Vermelha e Direcção-Geral da Saúde quer ajudar a compreender os casos de sofrimento e trauma psicológico que afectam, sobretudo, os refugiados.

A+ / A-

Chama-se “Manual de Apoio Psicossocial a Migrantes” e pretende ser um guia de boas práticas para mitigar os problemas do foro mental que muitos milhares de refugiados enfrentam no percurso até à Europa.

A crise humanitária sem precedentes que hoje se vive, gerada sobretudo pelos conflitos no Médio Oriente, criou a necessidade de uma estratégia para facilitar a integração destes migrantes.

Bruno Brito, assessor técnico da Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) considera que “a abordagem é essencialmente terapêutica". Mas não exclusivamente. "Com este manual procuramos identificar eventuais problemas do foro psicológico que, se necessário, podem ser encaminhados para as nossas equipas clínicas".

Contudo, a receptividade no acolhimento é decisiva, "a começar pelas residências que lhes são atribuídas, passando pelo acesso à educação para as crianças e jovens e pelo acesso às oportunidades de trabalho".

Bruno Brito defende que, quanto melhor a integração em comunidade, menor será o risco de ocorrerem fenómenos de radicalização. Para este assessor técnico da APAV, "a incompreensão de parte a parte – visível nos países que decidiram adoptar uma postura de rejeição aos refugiados – é o que leva ao extremar dos discursos. É isso que faz com que os processos de radicalização aconteçam, porque há um processo de afastamento da população relativamente aos migrantes e, por outro lado, um fechamento dos migrantes dentro da sua própria cultura por oposição às comunidades que os recebem", adverte, em declarações à Renascença.

Se a abordagem terapêutica aos traumas, associada a uma boa aceitação por parte da comunidade de acolhimento, for bem sucedida, "estabelecem-se laços de confiança que ajudam no processo de integração que diminuem os riscos eventuais de uma radicalização".

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maximus
    25 fev, 2016 16:57
    A verdade, é que receber refugiados dá um certo protagonismo a algumas pessoas, vereadores de câmaras, presidentes ou responsáveis por instituições de solidariedade, aparecem a falar nos orgãos de comunicação social como se fossem grandes beneméritos (com o dinheiro público é claro), mas depois vemos que os nossos "sem abrigo" continuam a dormir na rua, e ninguém se rala com isso, tenham vergonha.
  • 25 fev, 2016 LISBOA 10:41
    E DICAS PARA APOIAR 2 MILHÕES DE PORTUGUESES QUE PASSAM FOME?? DICAS PARA APOIAR MAIS DE MEIO MILHÃO DE PORTUGUESES SEM TRABALHO?? DICAS PARA FAZER REGRESSAR À PATRIA MAIS DE MEIO MILHÃO DE JOVENS PORTUGUESES?? DICAS PARA APOIAR VELHOS PORTUGESES ABANDONADOS À SUA SORTE?? DICAS PARA APOIAR PORTUGUESES QUE TIVERAM UMA VIDA NORMAL E HOJE VÃO BUSCAR DE COMER AOS BANCOS ALIMENTARES???? EM PORTUGAL HÁ INFELIZMENTE MUITOS PORTUGUESES A PRECISAR DE DICAS!!! JÁ ENOJA ESTA HIPOCRISIA!!! OS PAÍSES RICOS COM A CULTURA DOS CHAMADOS REFUGIADOS NÃO ACOLHEM UM, UM SÓ!!! E NÓS QUE ESTAMOS NA MISÉRIA ANDAMOS COM ESTA PALHAÇADA!!! ISTO É REVOLTANTE!!

Destaques V+