Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Chuva, vento e mar forte já causaram mais de 1.600 ocorrências

14 fev, 2016 - 14:19

Das últimas horas há informação de uma esplanada destruída pelo vento na Nazaré, onde a marginal foi cortada ao trânsito, prejuízos materiais em Santa Marta de Penaguião e estradas cortadas pela neve na Serra da Estrela.

A+ / A-
Neve na Serra da Estrela, inundações em Coimbra. As imagens do mau tempo
As imagens do mau tempo partilhadas nas redes sociais

Foram registadas mais de 1.600 ocorrências em todo o país desde sexta-feira, devido ao mau tempo, informa a Autoridade Nacional de Protecção Civil.

As regiões mais afectadas pelo mau tempo foram a norte, nomeadamente Braga, Porto e Viana do Castelo, onde se deu a maioria das ocorrências.

Mantêm-se estradas cortadas em vários pontos e a linha ferroviária do norte ainda está interrompida nos troços entre Ovar e Aveiro e entre Coimbra B e Pombal.

A Protecção civil vai manter o alerta até às 8h de segunda-feira. Apesar de a chuva ter dado tréguas, as previsões da meteorologia apontam para queda de neve acima dos 500 metros, vento forte com rajadas que podem chegar aos 120 km/hora e agitação marítima.

Por tipologia de ocorrências, do total registado, assinalaram-se 393 quedas de árvores, 249 movimentos de massa, 599 inundações e 166 quedas de estruturas, referiu o comandante operacional nacional, destacando as zonas Norte e Centro do país como as mais afectadas pelo mau tempo.

O nível de alerta amarelo é o terceiro mais grave de quatro níveis da protecção civil e significa a previsão de ocorrência de fenómenos que, não sendo invulgares, podem representar um dano potencial para pessoas e bens.

A propósito da situação meteorológica em Portugal, o ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral, afirmou hoje em Milão que o Governo está "a acompanhar a situação das cheias em Portugal e dos problemas que isso causa também aos comerciantes".

“Estamos neste momento a estudar e a analisar o problema. O secretário de Estado do Comércio está a acompanhar e a ver, junto do terreno, quais as necessidades e problemas criados", disse o ministro.

Entretanto, a circulação de comboios no sentido sul-norte entre Aveiro e Estarreja foi hoje reposta cerca do meio-dia, depois de ter estado interrompida devido ao mau tempo, informou a Infraestruturas de Portugal (IP).

Está ainda interrompida, sem previsão de reposição, a circulação no troço entre Alfarelos e Taveiro, na Linha do Norte, por inundação da via.

Também na Linha do Vouga continua interrompida a circulação de comboios entre Aveiro e Eirol, por inundação da via e uma vez que foi afectada a infraestrutura de suporte.

Relativamente às estradas nacionais, há vários troços condicionados, sobretudo no Norte e Centro do país.

[Notícia actualizada às 14h46]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Maria
    14 fev, 2016 Porto 16:31
    Pelo Porto o tempo está mesmo mau, muito mau, mas nada que António Costa e seus Ministros não saibam resolver...
  • Carlos Barros
    14 fev, 2016 Penafiel 15:29
    Será que a comunicação social (e a Proteção Civil) não está a exagerar um bocadinho? Alerta Vermelho para o meu distrito, mas eu vejo sol. Parece a história do Pedro e do Lobo. Um dia vai acontecer, mas já ninguém liga.

Destaques V+