Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Ainda pode abastecer o carro sem o novo aumento dos combustíveis

12 fev, 2016 - 11:47 • Sandra Afonso

Entra em vigor a portaria que determina o subida Imposto sobre Produtos Petrolíferos (ISP) em seis cêntimos por litro na gasolina sem chumbo e no gasóleo rodoviário e três cêntimos por litro no gasóleo verde.

A+ / A-

Veja também:


A subida do Imposto sobre os Produtos Petrolíferos (ISP) entra esta sexta-feira em vigor, mas os postos de combustível ainda não actualizaram os preços. Em causa está um aumento de seis cêntimos por litro, tanto na gasolina como no gasóleo.

A Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) confirmou à Renascença que a portaria publicada quinta-feira ainda não foi aplicada nas bombas.

Já a Associação Nacional de Revendedores de Combustíveis diz que os postos não estavam preparados para esta operação, por isso os preços de venda ao público ainda não estão a ser actualizados. Até ao final do dia a lei tem de ser aplicada, sublinha a Anarec.

A portaria nº 24-A, publicada na quinta-feira em “Diário da República” para entrar esta sexta-feira em vigor, estabelece um aumento de seis cêntimos por litro no imposto aplicável à gasolina sem chumbo e ao gasóleo rodoviário.

O Governo justifica a decisão com o objectivo de "ajustar" o ISP à "redução do IVA cobrado por litro de combustível, atendendo à oscilação da cotação internacional dos combustíveis e tendo em consideração os impactos negativos adicionais causados pelo aumento do consumo promovido pela redução do preço de venda ao público".

O aumento do ISP constava da proposta do Orçamento do Estado para 2016 entregue no Parlamento a 5 de Fevereiro.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Edgar
    12 fev, 2016 London 16:40
    A roubalheira continua, como é possível?
  • rosinda
    12 fev, 2016 palmela 15:33
    Este imposto sobre os combustiveis vai ser o descalabro total! Muitas pessoas utilizam carros porque nem tem transportes nos sitios onde vivem !

Destaques V+