Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Passos Coelho. “Já vamos na terceira versão do Orçamento"

12 fev, 2016 - 00:42

Líder laranja considera que o “executivo do PS tomou opções orçamentais "demasiado imprudentes e arriscadas".

A+ / A-

O presidente do PSD acusa o Governo de pôr em causa a confiança no país com opções orçamentais imprudentes e arriscadas e disse esperar que não se repita em Portugal o que aconteceu na Grécia.

"Não quero que aconteça ao meu país o que aconteceu na Grécia. Não quero que aconteça aquilo que aconteceu no passado", declarou Pedro Passos Coelho, numa conferência em Oeiras, distrito de Lisboa, em que apontou como "muito significativo" o que se passou na reunião do Eurogrupo.

O ex-primeiro-ministro referiu que o ministro das Finanças, Mário Centeno, se comprometeu a preparar medidas adicionais, embora dizendo estar convicto de que não serão necessárias.

"Esperamos todos que elas não venham a ser necessárias, mas não foi um acaso que tivessem sido pedidas. Como não foi um acaso que já tivesse sido pedido pela Comissão Europeia, antes, outras medidas que não constavam das intenções iniciais", sustentou.

Segundo Passos Coelho, o executivo do PS tomou opções orçamentais "demasiado imprudentes e arriscadas" e de forma consciente: "Podia ter feito de outra maneira, sabendo que era isto que ia acontecer, evitava criar esta incerteza".

"Insistiu em apresentar uma coisa que sabia que não tinha viabilidade", reforçou, acrescentando que isso obrigou depois o Governo a "andar às arrecuas e a explicar-se a toda a gente e a telefonar às agências de `rating` e a tentar convencer as pessoas que não, que aquilo não é o que parece".

Neste contexto, questionou: "Porquê então este espectáculo todo? Porque é que já vamos na terceira versão do Orçamento que vai ser entregue no parlamento para discussão, se já sabíamos quais as regras?".

"Se nós queremos dar sinais de preocupação e de inquietação, então o Governo está bem. Para poder fazer exercícios de aparente autoridade, então continue", criticou.

O presidente do PSD apelou ao Governo chefiado por António Costa para que, se quiser fazer "diferente do anterior", o faça sem "pôr a confiança do país em causa".

"Eu, como já ouvi esta conversa antes e já vi este filme aqui e lá fora, preferia que esse filme não corresse. Que façam lá as coisas que entendam, cumpram um programa diferente, sem semear a incerteza, a imprevisibilidade, a insegurança no país", pediu.

Passos Coelho recordou que em Dezembro já tinha perguntado ao primeiro-ministro, António Costa, o que pensava fazer caso a Comissão Europeia colocasse dúvidas ao cumprimento das metas orçamentais. .

"Na altura, ele não respondeu, como de resto acontece com frequência", disse Passos Coelho.

A este propósito, o ex-chefe do Governo PSD/CDS-PP aproveitou para responder às críticas que fazem à sua atuação no plano europeu: "Mas na verdade eu não sou um adivinho e, ao contrário do que agora para aí sugerem, não tenho poderes ocultos em Bruxelas". .

"Até porque, não sei se se recordam, eu era assim uma espécie de `lacaio` em Bruxelas. Ora os lacaios não mandam nos patrões, portanto, não cola uma coisa com a outra", ironizou.

"Nós conhecemos é estes mecanismos, o que é uma coisa diferente. Sabemos como as coisas são", completou.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos Manuel Castro
    13 fev, 2016 Porto 21:50
    O Passos Coelho diz que está preocupado com o que se passa no seu País! Esse individuo nem Português é. Ele deve preocupar-se, e ter vergonha com os 4 anos de ( Desgovernação ), no qual ele os seus apaniguados deixaram uma grande maioria do "Verdadeiro Povo Português" na miséria e no desemprego. Enquanto eles se governavam todos com ordenados chorudos. Ele que vá para o País onde nasceu.
  • Luis Loureiro
    12 fev, 2016 M.Grande 17:04
    Não sou bruxo mas, para mal dos nossos pecados, daqui a meia dúzia de meses ou temos eleições antecipadas ou então o fabuloso Costa vai andar de boné na mão pela europa. É sina, uns recuperam e depois "perdem" outros esbanjam e depois perdem... só que não perdem sozinhos.....
  • FP
    12 fev, 2016 Porto 15:45
    Alguém lembre a este destruidor de portugal Passos Coelh, que durante 4 anos não acertou um orçamento, bateu records de orçamentos retificativos e falhou todos os resultados. Portugal, com Passos Coelho ficou com mais divida publica, mais desemprego, sem empresas (ofereceu-as), e brutal aumento de impostos (bateu o record mundial). Só bons indicadores...Alguem que o lembre que este governo ainda SO APRESENTOU UM ORÇAMENTO E NAO TRES....nos sabemos que passos é sempre a multiplicar...basta olhar para os resultados e ver a pobreza que chegamos....
  • Makárius
    12 fev, 2016 Lapa 10:54
    Quantos orçamentos retificativos é que este badamekus ricus e do PPD apresentou durante a sua regência?
  • Zé Ninguem
    12 fev, 2016 Alverca 09:56
    Sr ex 1º ministro qual é a resposta que vai dar ao Porto no caso TAP ? já que fez uma privatização muito duvidosa no ultimo dia do seu governo.
  • Manuel
    12 fev, 2016 Sesimbra 09:16
    Gostava era de ouvir o dr Passos Coelho a explicar quanto é que escondeu nas consultoras financeiras para a nossa "saída limpa". Isso é que gostaria de ouvir da boca do anterior primeiro ministro. Com data de Setembro de 2015 surgiram mais 9300 milhões de euros de dívida pública, que esteve 2 anos escondida numa consultora britânica... ao estilo do que fez a Grécia e que a levou à situação que toda a gente sabe. Se Portugal andou a fazer isso entre 2013 e 2014, quanto é que ainda irá aparecer quando as consultoras começarem a devolver os títulos de dívida? É que se fala tanto da DBRS mas, é a única que nos deu como estando melhor do que em 2011. As outras, nem prespectiva positiva nos tinham dado nos últimos anos. Nem com o BCE a injetar cá 4500 milhões todos os meses. Seria interessante era perguntarem se foi Passos Coelho que ordenou que o seu governo escondesse dívida pública em consultoras internacionais para mostrar que estava tudo muito melhor... quando está é muito pior do que em 2011... isto é que gostava que ele comentasse.
  • Luis Santos
    12 fev, 2016 Almada 09:15
    E sobre a TAP não tens uma palavrinha a dizer? Os teus amigos do norte que votaram em ti não estão todos satisfeitos com o teu lindo trabalho? Bem feito! Deviam era fechar o aeroporto de vez e os nortenhos estúpidos deviam vir apanhar os aviões a Lisboa se quiserem viajar. Venham de TGV que chegam mais depressa. Ainda vão miar mais de certeza! Bem feito!
  • André
    12 fev, 2016 Lisboa 09:10
    Oh Dr. Passos Coelho. Os orçamentos chegaram a ter 70 versões antes de serem apresentados. Só quando os banqueiros lhe diziam que aceitavam é que o governo apresentava o orçamento. O de 2014 demorou 2 meses e meio a ter versões e, foi aprovado para sofrer uma alteração de 860 milhões de euros, porque os seus especialistas se tinham esquecido que a EDP já era privada, por isso, o governo deixava de usufruir do valor especial, ainda nem tinha entrado em execução.
  • Manel Fernandes
    12 fev, 2016 Alverca 09:10
    Não entendo determinados comportamentos, os lideres da UE estão preocupados com a turbulência nos mercados financeiros, e em vez de darem os recados que tiverem para dar para dentro, não, dão os para fora, será que estão mesmo preocupados ? ou é fundamentalismo ideológico !!!
  • Manel Fernandes
    12 fev, 2016 Alverca 08:42
    Não entendo determinados comportamentos, os lideres da UE estão preocupados com a turbulência nos mercados financeiros, e em vez de darem os recados que tiverem para dar para dentro, não, dão os para fora, será que estão mesmo preocupados ? ou é fundamentalismo ideológico !!!

Destaques V+