Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Fátima. Capelinha das Aparições alvo de vandalismo

11 fev, 2016 - 17:52

Carro entrou a alta velocidade no recinto depois da recitação do terço das 21h30 e foi embater na estrutura da Capelinha. Suspeito ainda tentou danificar a imagem de Nossa Senhora, mas foi entretanto detido.

A+ / A-

A Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima, foi alvo de um vandalismo na noite de quarta-feira, mas a imagem de Nossa Senhora de Fátima não sofreu qualquer dano, disse à Renascença Carmo Correia, assessora do santuário.

Um carro entrou no recinto a alta velocidade depois da recitação do Rosário das 21h30. Ao volante estava um homem, de 24 anos, que fez a viatura chocar com a Capelinha.

"O jovem que conduzia um carro a alta velocidade foi direito à Capelinhas das Aparições e embateu com o carro contra o muro frontal do altar, danificando a porta principal de acesso ao corredor que ladeia o altar, e depois também bateu na outra porta de acesso ao altar e foi aí que parou”, relata Carmo Correia.

O jovem saiu do carro por uma janela e depois tentou danificar a imagem de Nossa Senhora de Fátima, mas sem sucesso.

“Saiu do carro pela janela, porque o carro ficou preso pelos dois muros e, com um macaco, tentou danificar a redoma. Felizmente, não aconteceu nada. Há uns ligeiros danos laterais na redoma que envolve a imagem de Nossa Senhora de Fátima, mas a integridade da imagem foi completamente salvaguardada", explica Carmo Correia.

Os vigilantes do Santuário de Fátima actuaram rapidamente e "o jovem foi completamente imobilizado e logo depois chegou a polícia, que tomou conta da ocorrência”.

O autor do acto de vandalismo reside na zona de Loures e tem um historial da problemas psiquiátricos, disse à Renascença o capitão Carlos Canatário, do destacamento da GNR de Tomar.

“A única coisa que nos foi transmitida pelo próprio indivíduo era que não tinha percebido de que forma é que tinha chegado ali. Só se lembrava de estar em Lisboa e, quando deu conta, estava naquele local e tinha entrado com o carro no recinto do Santuário”, relata o capitão Carlos Canatário.

O homem estava notificado para comparecer, esta quinta-feira à hora de almoço, no Tribunal de Ourém, o que não se verificou. A família comunicou à GNR que o autor do vandalismo, foi encaminhado para o hospital de Loures onde tem sido seguido.

[notícia actualizada às 18h47]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Hna. Mª del Carmen
    12 fev, 2016 Espanha-Sevilla 19:38
    Excmo. Senhor Reitor: Sínto-me com muito desgosto o sucedido em contra de Nossa Senhora, Deus queira que fique por ai e nao cause danos nem diminuam as peregrinaçoes. Desde esta terra sevilhana tao devota de Nossa Senhora permanecemos unidos na oraçao pedindo que náo se repita e que só seja doença... VIVA NOSSA SENHORA.e que a Misericordia do Pai do ceu o perdoe.
  • Jean
    12 fev, 2016 Algarve 09:53
    Já é hora de retirar de circulação esta vagabundagem que de certeza absoluta que não faz falta a ninguém. O vagabundo chanfrado e reles soube bem fazer as borradas, mas, " tadinho" não se lembrava que tinha entrado no recinto do Santuário! Que vá contar essa história para o raio que o parta! É hora de acabar de vez com a vagabundagem!
  • Maomé
    12 fev, 2016 Cuba 09:21
    A sorte dele "apesar dos problemas psiquiátricos" foi ter sido em Fátima...se fosse em Meca...era uma vez um "maluco"!
  • Pinto
    11 fev, 2016 Custoias 22:05
    É maluco e sabe conduzir?
  • Fernando
    11 fev, 2016 Lisboa 20:52
    Estupefacto!!!. Então como é possível que isto aconteça num dos Santuários Católicos do Mundo Cristão? Todo o recinto e os acessos principais do Santuário Fátima estão sob vigilância electrónica por videovigilância e equipamentos afins. Existem alarmes de proximidade. Sabe-se, ou imagina-se, que exista uma catrefa de medidas de segurança e de planos de contigência. Logo, que se passou? Que falhas humanas existiram se, até um maluco, um desequilibrado, que diz nem saber como chegou ao Santuário, comete um atentado? Inocente? Depois, para cúmulo da bandalhice, não comparece em Tribunal. Porquê? Será que é inimputável? Então e como é possivel que detenha licença de condução automóvel? Será que este esquizofrénico, maluco, ou lá o que for, é familiar de alguma sumidade da nossa politiqueira? O espantoso disto tudo é que não há memória de haver um "maluco" a praticar o bem. Não me recordo de ler que um maluco praticou o bem. Coitadinhos são todos maluquinhos e padecem de loucura momentânea, condição que os isenta de todas as culpas. Finalmente, vamos todos (Povo Português), fazer de conta que temos um País arrumadinho e seguro e que nada de mal (atentados, religiosos ou outros), podem vir a ser cometidos. Concluindo: será que o Santuário de Fátima, onde milhões de pessoas fazem as suas orações, não merece que haja patrulhamento de segurança eficaz, localizado e permanente? Por este andar o menos mau será começar a rezar em Meca, porque de certezinha que é muitíssimo mais seguro.
  • santos
    11 fev, 2016 belas 20:32
    Encaminhado para o hospital? Deviam ter chamado um exoscista. Já sabemos que vai ser considerado "maluquinho" até passar com o carro por cima de pessoas na proxima façanha.
  • Mário João Castro
    11 fev, 2016 S. Mamede de Infesta 20:17
    Claro que a lucidez me permite dizer, sem qualquer hesitação, típica situação que prova e comprova a aflição e o desespero do inimigo de DEUS, invejoso pelo manto protector de MARIA na Nação por Ela tão amada e a quem deixou a Mensagem mais poderosa:" Em PORTUGAL se manterá,sempre, o dogma da FÉ!". A Vitória anunciada por MARIA a 3 simples pastorinhos, a protecção materna ao Santo Papa João Paulo II, os 100 anos das Suas Aparições já em 2017 com a vinda do maravilhoso Papa Francisco,coincidem com este acto do invejoso que, como sempre faz, serve-se de um "perturbado" para fazer mais de 100 quilómetros de carro, não se lembrando de nada, atacando a Imagem e sua redoma, logo após a recitação do poderoso Rosário, a tal oração que tanto o irrita e incomoda e que para os mais fervorosos diabretes que por aí vão circulando, se encontra protegida por vidro à prova de bala e mesmo com o ataque desferido com o macaco do carro,não foi ,nem é e nunca será suficiente para beliscar Aquela a quem muito devemos pela PAZ! Obrigado Nossa Senhora de Fátima,que teu manto protector se estenda do Norte a Sul de Portugal e que esse nosso irmão perturbado seja por Ti iluminado para sair das trevas em que mergulhou sem perceber o que se passou.
  • Carlos Gonçalves
    11 fev, 2016 Seixal 19:46
    “A única coisa que nos foi transmitida pelo próprio indivíduo era que não tinha percebido de que forma é que tinha chegado ali. Só se lembrava de estar em Lisboa e, quando deu conta, estava naquele local e tinha entrado com o carro no recinto do Santuário”.... ???????????' Milagre!!
  • António Soares
    11 fev, 2016 Bragança 18:46
    Num futuro, não muito distante, haverá por essa Europa fora, muitas igrejas e outros símbolos cristãos atacados e destruídos por gente que evoca muito a liberdade e a democracia, mas na realidade são extremamente intolerantes. Muitos já vivem no meio dos europeus, outros chegam todos os dias. Muitos são europeus de origem, têm pele branca, olhos azuis e nomes de origem cristã.

Destaques V+