A+ / A-

Bolsas de doutoramento e pós-doutoramento ficam congeladas

11 fev, 2016 - 01:20

Associação de Bolseiros de Investigação Científica fala numa “expectativa que não é cumprida” para “dezenas de milhares de pessoas” que não têm o valor da bolsa actualizado “há muitos anos”.

A+ / A-

O valor das bolsas de doutoramento e pós-doutoramento, pagas aos investigadores, vai manter-se congelado, anuncia o ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior.

"Não temos nenhum estudo que diga que o valor [das bolsas] tenha de ser mudado", afirmou Manuel Heitor, esta quarta-feira, à saída de um debate no Parlamento sobre ciência.

Em declarações à agência Lusa, reiterou, sem quantificar, que o orçamento proposto para o sector prevê o reforço do número bolsas de doutoramento e pós-doutoramento.

A notícia do congelamento do valor das bolsas deixa desiludido o presidente da Associação de Bolseiros de Investigação Científica

Ouvido pela Renascença, André Janeco fala numa “expectativa que não é cumprida” para “dezenas de milhares de pessoas” que não têm o valor da bolsa actualizado “há muitos anos”.

A Associação lamenta que o valor das bolsas não seja actualizado desde 2002 e que os investigadores continuem a trabalhar na precariedade, e a pagar do seu próprio bolso.

“O mínimo valor que uma pessoa pode receber por uma bolsa, que pode constituir um trabalho de grande dimensão, é menor do que o salário mínimo nacional, por volta dos 300 e qualquer coisa euros. Uma bolsa de investigação andará pelos 745 euros. Não tem qualquer tipo de subsídio de almoço, não tem subsídio de férias nem de Natal. Não há uma comparticipação digna para a segurança social”, lamenta André Janeco, presidente da Associação de Bolseiros de Investigação Científica.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • 11 fev, 2016 lISBOA 09:04
    ACHO MUITÍSSIMO BEM!!!.... PRIMEIRO TEMOS OS REFUGIADOS, AS OBRAS DA 2ª CIRCULAR, OS NOSSOS MILHÕES DADOS AOS MULÇUMANOS PARA A MESQUITA DE LISBOA, E O FUTEBOL??,ETC., A CIÊNCIA É OBRA DO SATANÁS

Destaques V+