Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

PS quer que Miguel Relvas explique "múltiplos episódios” sobre banco Efisa

10 fev, 2016 - 17:41

Anterior Governo "injectou 90 milhões" num banco que poderá vir a ser de Miguel Relvas, ex-número dois de Passos Coelho, acusam os socialistas.

A+ / A-

O PS apresentou esta quarta-feira um requerimento para ouvir o antigo ministro do PSD Miguel Relvas e a ex-secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco, pedindo os socialistas esclarecimentos aos "múltiplos episódios" sobre a alienação do banco Efisa.

O texto, endereçado à presidente da comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa (COFMA), pede a vinda ao Parlamento de ambos os responsáveis, o primeiro por ser candidato a accionista da sociedade que comprou o Efisa, e a segunda por ter autorizado a recapitalização pública da entidade num total de 90 milhões de euros.

O Efisa - banco de investimento do antigo BPN - foi adquirido pela sociedade Pivot: à altura da compra noticiou-se que a venda chegou a cerca de 38 milhões de euros, mas o texto socialista fala num montante de 32 milhões.

Em Julho passado, a Parparticipadas anunciou ter chegado a acordo para a venda da totalidade do capital do Banco Efisa à Pivot SGPS, cujos accionistas são "entidades portuguesas e estrangeiras" - a Pivot era um dos oito candidatos à compra da instituição.

"Nos últimos dias o país foi confrontado com a notícia de que Miguel Relvas passou a accionista da Pivot SGPS, decisão que apenas aguarda o parecer do Banco de Portugal. Em suma: o anterior Governo PSD/CDS-PP, liderado pelo primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, injectou 90 milhões de euros num banco que amanhã, caso o Banco de Portugal assim o decida, poderá ser de Miguel Relvas, ex-ministro e ex-número dois de Pedro Passos Coelho", sinalizam os socialistas no requerimento apresentado esta quarta-feira.

O deputado João Paulo Correia declarou aos jornalistas que chegou a ser ponderada a possibilidade de chamar o ex-primeiro-ministro Pedro Passos Coelho à comissão, mas "nesta fase inicial" as audições de Relvas e Isabel Castelo Branco são as mais importantes.

"Se os esclarecimentos não forem dados dentro do que esperamos, não hesitaremos também em chamar o ex-primeiro-ministro à comissão", alertou o socialista.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • vitorcatalao
    13 fev, 2016 lisboa 13:42
    este e mais um pequenino caso feito pelos bigorrinhas deste circo
  • 11 fev, 2016 16:20
    PRÁ FRENTE CAMARADAS P.S. -- PROCURAR TODOS OS LADRÕES DE PORTUGAL
  • Luis
    11 fev, 2016 Lisboa 05:23
    Só querem explicações do Dôtô Relvas? E dos restantes meliantes do bando pafiano?
  • Manuel Azevedo
    10 fev, 2016 Marco de canaveses 21:11
    Pessoas que nem sequer tem onestidade, roubam o próprio País e ficam impunes.
  • nino
    10 fev, 2016 faro 20:58
    lol, mais do mesmo! Psd cds e ps (e os restantes) são todos pior que esterquices
  • Rui Magalhaes
    10 fev, 2016 Braga 20:36
    Espantados com esta noticia ? De passos e relvas o que esperar mais ? Colocar dinheiro no Efisa, banco de investimento do antigo BPN e que irá ser presidido por um vigarista , SEM LICENCIATURA, e mau carater !!!!? Foi, com o nosso dinheiro, mais um reconhecimento por o relvas lhe ter dado um primeiro emprego na tal firma de formação financiada pelo estado português e europa . Políticos vergonhosos como tantos que por aí andam !
  • Pinto
    10 fev, 2016 Custoias 20:20
    Os burlões neste país têm as costas guardadas; porquê.....? Coincidência ou não, penso que a cumplicidade é generalizada.
  • Pinto
    10 fev, 2016 Custoias 20:17
    Andamos todos a ser roubados por gente com cargos públicos; gestores, banqueiros e gente ligada às finanças. Essa gente que anda nos altos cargos da política e das finanças fazem de todos nós otários. Está à vista de todos e todos os dias fica provado que este país é dominado por corruptos. Os cidadãos andam cegos ou fazem de conta? Porque temos pactuado com estes esquemas? Votar é um dever, mas também não votar é uma forma de protesto.
  • AM
    10 fev, 2016 COIMBRA 19:38
    O Sr. Miguel Relvas, na verdade já há muito deixou a desejar. Mas enfim, são jogos de quem efectivamente não tem escrúpulos quer políticos, quer MORAIS e, por essa razão, os comentários são de importância relativa. Com efeito, o Sr. Miguel Relvas indigno de qualquer comentário... porque não há mesmo comentários... Reveja lá o seu curso ou, se não está consciente, conclua-o... Já o seu associado Pedro Passos Coelho, considere que deve prestar aos PORTUGUESES contas da sua CONDUTA enquanto "administrador-zinho" de uma tal TECNOFORMA... Lembram-se? ou tudo isto passa ao lado. Enfim... «são os putos... são os putos» lá cantava e canta alguém com MUITO PRESTÍGIO.
  • Luis
    10 fev, 2016 Lisboa 19:04
    De onde vem o dinheiro? o Veiga sabemos e este? Mais uma negociata , da equipa Tecnoforna. ..anular e cassar o dinheiro impõe se.

Destaques V+