A+ / A-

Santo Condestável: "Escuteiros portugueses católicos assumiram S. Nuno como exemplo pelo seu lado místico"

27 abr, 2024 - 20:14 • Vasco Bertrand Franco

São Nuno de Santa Maria foi canonizado no dia 26 de abril de 2009 pelo papa Bento XVI, depois de ter sido beatificado em 1918 pelo Papa Bento XV.

A+ / A-

A Fraternidade de Nuno Álvares (associação de escuteiros adultos), realizou este sábado as cerimónias de celebração do 15º aniversário da canonização de São Nuno de Santa Maria, que foi ontem celebrada.

José Luís Silva, presidente da fraternidade explicou à Renascença a importância do Santo Condestável para o corpo nacional de escutas.

Afirmando que “os escuteiros portugueses católicos assumiram a figura de são Nuno como um exemplo exatamente pelo seu lado místico. Por exemplo, quando ele ia para as batalhas, rezava antes, tinha sempre Deus no seu pensamento e depois de ter tudo, deixou tudo para servir a Deus e os outros. Isto é o exemplo que nós, escuteiros, na nossa humildade procuramos sempre como inspiração para o nosso espírito de serviço”.

São Nuno de Santa Maria foi canonizado no dia 26 de abril de 2009 pelo papa Bento XVI, depois de ter sido beatificado em 1918 pelo Papa Bento XV.

Nas celebrações do 15º aniversário realizou-se um Desfile na Avenida da Torre de Belém, em direção à estátua de Nuno Álvares Pereira. Seguidamente realizaram-se as honras com formatura dos participantes e estandartes. As celebrações oficiais terminaram com uma Missa de Ação de Graças na Igreja do Santo Condestável, em Lisboa, onde se encontram as relíquias de São Nuno de Santa Maria.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+