Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Televisões multadas por "práticas enganosas e agressivas" em concursos por telefone

07 fev, 2016 - 14:07

Contra-ordenações da ERC podem custar até 40 mil euros a cada estação.

A+ / A-

O Conselho Regulador da Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) aplicou três contra-ordenações contra a RTP, SIC e a TVI devido "a práticas enganosas e agressivas" em concursos com participação telefónica, disse à Lusa fonte ligada ao processo.

A deliberação foi tomada pelo Conselho Regulador a 3 de Fevereiro e respeita a Maio de 2014, de acordo com a mesma fonte.

Os programas em causa foram "Portugal no Coração" e "Aqui Portugal" (na RTP), "Queridas Manhãs", "Boa Tarde" e "Portugal em Festa" (SIC) e "A tarde é sua" e "Somos Portugal" (TVI).

O visionamento, que decorreu de participações feitas à ERC e incidiu no mês de maio de 2014, foi feito até Julho do mesmo ano, altura em que foi assinado pelas três televisões um acordo de auto-regulação em matéria de concursos com participação telefónica.

As três contra-ordenações resultaram da prática de "acções enganosas e agressivas", disse a mesma fonte.

A prática de acções enganosas assentou no facto dos respectivos programas darem a entender que o prémio era em dinheiro e agressivas devido à forma e ao tempo em que era feita a promoção.

A RTP, SIC e a TVI incorrem a coimas até 40 mil euros cada uma.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • fanã
    07 fev, 2016 aveiro 17:53
    EXCELENTE NOTICIA !!!!!!!!.................................. Mas enfim... enquanto houver parolos o negocio funciona!
  • Leba
    07 fev, 2016 Lodões 17:10
    A multa referida é uma insignificância para o muito que espoliam especialmente aos idosos, que, isolados em casa jogam o tido e o havido. Devia ser proibido este tipo de propaganda, bem como a propaganda do cálcio mais, outro embuste para os mesmos idosos que caiem na esparrela da cura milagrosa das dores e, ainda reforçada por senhores famosos da comunicação social que não têm pejo de colaborar na roubalheira.
  • rosinda
    07 fev, 2016 palmela 16:36
    Acho muito bem!

Destaques V+