Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

CGD reduz prejuízos para 171,5 milhões de euros em 2015

04 fev, 2016 - 17:14

O banco estatal explica que as contas do ano passado foram penalizadas pelo plano de reformas antecipadas.

A+ / A-

A Caixa Geral de Depósitos teve um prejuízo de 171 milhões e meio de euros, no ano passado. O montante, revelado esta quinta-feira, representa uma redução de 348 milhões face aos prejuízos contabilizados em 2014.

As contas foram apresentadas em conferência de imprensa e contrastam com as que foram apresentadas pelos principais bancos a operar no nosso país, como o BCP, BPI e Santader Totta, que, em 2015, apresentaram lucros acima dos 200 milhões de euros.

O banco estatal explica que as contas do ano passado foram penalizadas em 65 milhões pelo plano de reformas antecipadas.

O “Plano Horizonte” foi lançado em Julho e destina-se a funcionários que completem 55 anos até ao final de Dezembro de 2016. O objectivo é reduzir pessoal.

Já a actividade internacional do grupo Caixa teve um contributo positivo de 390 milhões de euros para o resultado da instituição.

Bancos privados voltam aos lucros

Entre as instituições com lucros, o Santander Totta destacou-se com um resultado positivo de 291 milhões de euros, mais 50% do que em 2014. O ano passado ficou marcado pela compra pela instituição espanhola de parte significativa da actividade do Banif por 150 milhões de euros, no âmbito da resolução do banco do Funchal.

Já o BPI registou um lucro líquido consolidado de 236,4 milhões de euros em 2015, o que compara com os prejuízos de 163,6 milhões de euros do ano anterior. O Banco de Fomento Angola (BFA), a ‘jóia da coroa’ do BPI, contribuiu com 135,7 milhões de euros, ou seja, mais de 50% dos lucros.

Lucros semelhantes teve o BCP em 2015, com um resultado positivo de 235,3 milhões de euros, o que compara com o prejuízo de 226,6 milhões de euros registado em 2014 e acontece após quatro exercícios com as contas no vermelho.

De momento, entre os grandes bancos, falta apenas conhecer os resultados do Novo Banco, detido pelo Fundo de Resolução bancário, que é gerido pelo Banco de Portugal e que consolida nas contas públicas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • estranho!
    05 fev, 2016 Santarém 21:58
    Um banco público na falência? Supunha que só no privado é que havia maus gestores!.
  • Carlos Manuel
    05 fev, 2016 Almada 15:54
    Pois é, lá vem agora o prejuízo, mas se esquecem. Onde está os 450 Milhões de euros para o Banco Privado BPP ? Para aquele " Banco " que os novos " ricos " queriam fazer fortuna !! Os contribuintes ainda continuam a pagar bem, as contas destes novos ricos. Alguém os viu por aí ? Andam todos caladinhos . Tem já as contas chorudas . O Rendeiro, saiu ileso, absolvido, o Povo continua a pagar os erros deste " Sr. " .

Destaques V+