Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

José Veiga e Paulo Santana Lopes detidos

03 fev, 2016 - 12:58 • Celso Paiva Sol

Empresário conhecido pelas suas ligações ao futebol e irmão de ex-primeiro-ministro detidos numa operação da Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ.

A+ / A-

Veja também:


José Veiga, ex-director da SAD do Benfica e empresário da banca e outros sectores, e Paulo Santana Lopes, irmão do antigo primeiro-ministro Pedro Santana Lopes, foram detidos esta quarta-feira por suspeitas de vários crimes.

Em comunicado, sem nomear os detidos, a Polícia Judiciária informa que, no âmbito da operação "Rota do Atlântico", deteve três pessoas por corrupção no comércio internacional, branqueamento de capitais, tráfico de influências, participação económica em negócio e fraude fiscal.

A Renascença apurou que José Veiga e Paulo Santana Lopes estão entre os detidos. O outro detido é uma advogada que trabalhava com ambos.

No decurso da operação, que ocorreu esta quarta-feira nas zonas de Lisboa, Braga e Fátima, foram realizadas 35 buscas, tendo estado envolvidos cerca de 120 elementos da PJ e dez magistrados. Em comunicado, a Procuradoria-Geral da República (PGR) informa que as buscas foram feitas a domicílios e sedes de empresas, mas também a uma instituição bancária e a três escritórios de advogados.

“Os detidos actuavam no âmbito da celebração de contratos de fornecimentos de bens e serviços, relacionados com obras públicas, construção civil e venda de produtos petrolíferos, entre diversas entidades privadas e estatais. Os proventos gerados com esta actividade eram utilizados na aquisição de imóveis, veículos de gama alta, sociedades não residentes e outros negócios, utilizando para o efeito pessoas com conhecimentos especiais e colocadas em lugares privilegiados, ocultando a origem do dinheiro e integrando-o na actividade económica licita", informa a PJ.

“A investigação tem dimensão internacional, apresentando ligações com os continentes europeu, africano e americano”, diz a Procuradoria. A Renascença apurou que o Congo – onde, segundo o "Diário de Notícias", José Veiga vive desde 2009 – está entre os países por onde passava o alegado esquema de corrupção.

Segundo a PGR, estão também “indiciadas suspeitas da prática dos crimes de tráfico de influência e de participação económica em negócio na compra e venda de acções de uma instituição financeira estrangeira, acções, essas, detidas por instituição de crédito nacional”, diz a nota da PGR. “Investiga-se, igualmente, a origem de fundos movimentados noutros negócios em que são intervenientes os suspeitos, nomeadamente, a celebração de contratos de fornecimento de bens e serviços, obras públicas e venda de produtos petrolíferos."

As detenções foram feitas pela Unidade Nacional de Combate à Corrupção da PJ, no âmbito de um inquérito dirigido pelo Ministério Público – DCIAP, no âmbito de uma investigação iniciada no final do ano de 2014.

Foram apreendidos vários imóveis, veículos automóveis de gama alta e saldos bancários.

Os detidos vão ser sujeitos a um primeiro interrogatório judicial para eventual aplicação de medidas de coacção.

Veiga com muitos negócios em África

Segundo o “Diário de Notícias”, num artigo publicado a 20 de Janeiro, Veiga vive desde 2009 no Congo. Tem residência fiscal desde 2011 e passa naquele país africano mais de seis meses por ano.

Além do Congo, o empresário tem negócios em Cabo Verde, Guiné Equatorial, Benim, Nigéria, Costa do Marfim, Togo e Guiné-Conacri. Nestes negócios, Veiga emprega cerca de 6 mil pessoas, entre as quais cerca de 1.500 portugueses (entre contratos directos e indirectos).

As áreas de negócio em que actua vão desde a banca à saúde ou exploração de recursos naturais, mas também a indústria, energia, distribuição de água e imobiliário.

Actualmente, ainda segundo o “Diário de Notícias”, liderava um projecto de construção de 12 hospitais centrais, um por região, e um outro de implementação de seis mil furos de água, ambos no Congo.

O homem que já agenciou nomes como Cristiano Ronaldo, Ricardo Quaresma ou Luís Figo, e que foi director do futebol do Benfica voltou a ser notícia por liderar um grupo luso-africano que apresentou uma proposta para a compra do Banco Internacional de Cabo Verde (BICV), um activo não-estratégico do Novo Banco, avaliado em 14 milhões de euros.

Paulo Santana Lopes foi administrador da sociedade imobiliária Tetris.

[Notícia actualizada às 14h03 com informações que constam de um comunicado da PGR]

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Pinto
    08 fev, 2016 Custoias 21:27
    Os homens de negócios que o país tem, são aqueles que dizem que os portugueses são malandros.
  • Pinto
    08 fev, 2016 Custoias 21:09
    Isto não é novidade para ninguém, o problema foi terem deixado à uns anos a esta parte prescreverem milhões de euros de dívidas de fugas aos impostos, corrupções, fraudes etc.
  • fatima Fernando cheia
    05 fev, 2016 beira 18:32
    Escreva aqui o seu comentário...tudo k si faz em moçambique e grand vergonha para nós i os nós futuro.reduzir a corropecao.porque n vamos a Le nesta vida.tamos com vergonha.
  • xico silva
    03 fev, 2016 Setubal 16:39
    Alguns dos que aqui comentam, são do mais atrasado que pode existir. O que é que as o Benfica, Sporting, Porto, Vilafranquense, tirsense, farense e por aí fora, têm a ver com as atividades criminosas, ou não, do sr. José Veiga. Arre que é demais
  • Joker
    03 fev, 2016 Lisboa 16:15
    Estranho, eu, que o Paulo Santana lopes não tivesse sido detido á mais tempo, ironias do destino??
  • Bernardino
    03 fev, 2016 Santa Maria da Feira 15:41
    Muito cedo para julgar como culpados.... Que até poderão ser... Mas muito boa altura para utilizar uma justiça lenta, para guardar activos bons e com valor do Novo Banco, para os gulosos que no futuro acabarão por ficarão com eles e que nós contribuintes ainda pagaremos para nos roubarem o que agora poderia ser vendido valorizado, e que existindo interessados não poderá ser oferecido, pois até lhes aumenta o valor. Se o apuramento da verdade não for rápido, então é porque a verdadeira corrupção está é em elementos da justiça. Será que o verdadeiro crime, foi fazer uma oferta por um activo de um Banco em que neste momento terá montes de especuladores a espera de ficar com mais bens a custa dos contribuintes.
  • Rui
    03 fev, 2016 Lisboa 15:32
    So falam do benfica...e o irmao do santana lopes ke ja foi presidente do sporting ke tambem enganou meio mundo?
  • Pois então
    03 fev, 2016 Vila Real 15:28
    É o Veiga a lavar dinheiro e os simpatizantes do FCP a lavarem a sua passagem por esse clube, de qual foi sócio, fundador da casa do Porto no Luxemburgo e com grande actividade nas épocas douradas do apito dourado.
  • Arlindo Matos
    03 fev, 2016 Lisboa 15:24
    Para os energúmenos que por aqui passam associando o nome do Glorioso a este indivíduo recomendo que tomem comprimidos para a memória ou então estudem um bocadinho a história deste sujeito e verão onde realmente é que ele fez escola. Dou-vos uma dica: fruta e café com leite!
  • Flopes
    03 fev, 2016 Linha 14:59
    Palavras para quê, se "Xico Espertos" destes são às centenas, milhares? Em relação a estes (e mais uma vez) vou ficar mais uma vez na expectativa de que serão entalados a sério, presos! Mas o normal é que nada lhes aconteça (porque essa é a norma), esta gente tem muito dinheiro e com isso pode comprar toda e qualquer (in)justiça, sim, a (in)justiça é o dinheiro que a faz. Para estes espertalhões é tudo lucro, porque pagam-na com o dinheiro que roubaram!

Destaques V+