Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Chefe de gabinete de secretário de Estado terá sido beneficiado para alto cargo

20 jan, 2016 - 08:22

Principal arguido do caso “vistos Gold” terá dito a Luís Goes Pinheiro como comportar-se e o que deveria responder numa das entrevistas para que foi chamado para vir a ocupar um lugar de chefia na Administração Pública.

A+ / A-

O chefe de gabinete do secretário de Estado do Conselho de Ministros terá sido interceptado em escutas telefónicas com o antigo presidente do Instituto dos Registos e Notariado, António Figueiredo, principal arguido do caso “vistos Gold”. A notícia é avançada esta quarta-feira pelo jornal “Público”.

As escutas são de 2014 e, segundo a publicação, António Figueiredo terá garantido a Luís Goes Pinheiro, militante do PS, que poderia ser favorecido por parte do júri da Cresap (a comissão de recrutamento e selecção para a Administração Pública) na obtenção de um lugar de chefia.

Goes Pinheiro terá mesmo recebido indicações de como se deveria comportar e o que deveria responder numa das entrevistas para que foi chamado.

O “Público” refere também que o actual chefe de gabinete do secretário de Estado do Conselho de Ministros não é arguido no processo dos vistos Gold, tendo sempre sido ouvido como testemunha.

Confrontado com o teor das escutas, Luís Goes Pinheiro garante que, nos quatro concursos a que se candidatou, sempre foi finalista sem que alguma vez tenha contactado com elementos do júri. E acrescenta que sempre viu nos telefonemas de António Figueiredo meras conversas de cortesia e nunca manobras de favorecimento.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos
    21 jan, 2016 Lisboa 15:10
    Falta cá um Salazar para mandar esta corja toda que a 41 anos nos rouba , para o Tarrafal
  • CGS
    20 jan, 2016 Seixal 11:17
    Não existe cura possível para o cancro da corrupção, compadrio e tráfico de influencias na politica. Isto só lá vai à porrada!
  • João
    20 jan, 2016 Rio de Mouro 11:02
    ESTE SENHOR DEVE SER DEMITIDO IMEDIATAMENTE , HAJA VERGONHA E RESPEITO PELO POVO PORTUGUES,DEVE SER DEMITIDO IMEDIATAMENTE.. HAJA RESPEITO PELO POVO
  • Alberto Martins
    20 jan, 2016 Lisboa 10:54
    Eu sempre achei que a criação dessa tal CRESAP, criada com pompa e circunstância pelo governo passado, não foi mais nem menos, independentemente da seriedade de quem a compõe e que eu não questiono, uma tentativa de lançar areia para os olhos das pessoas dizendo que eram tão isentos que até criaram uma comissão independente para escolher os méritos e não os boys... É só verificar as maneiras, este foi uma delas, como se contornou a CRESAP desde 2012 até hoje...
  • António Banderas
    20 jan, 2016 Lisboa 10:42
    Este boy do PS esteve "retirado" alguns anos a mamar à conta da Ordem dos Solicitadores como Secretário Geral da Ordem e agora salta para chefe de gabinete do Secretário de Estado. Serve para tudo este Estado e nós a pagar... Mas não tem vergonha e continua alapado até o empurrarem ...GENTE SEM ESCRÚPULOS ....
  • jpauollo
    20 jan, 2016 lx 10:35
    Andamos a perder tempo com isto? Deviam era investigar os esquemas de corrupção e abuso de puder do atual reitor da univerdade de lisboa, quando era presidente do técnico (2008/2011) e como reitor (2012/2015), sacos azuis com empréstimos/orçamentos entre instituições, nomeações para cargos de administradores e de direcçao sem concurso, sem necessidade efetiva do cargo, concursos para professores feitos e funcionários feitos `a medida de quem interessa promover, adjudicações a gabinetes de arquitetos da mesma "loja", sem concurso e presidentes de outras instituições da universidade de lisboa
  • artur carvalho
    20 jan, 2016 Lx 10:34
    Este país não tem emenda.UM NOJO DE GENTE.UM ASCO DE GENTE PEQUENINA A SERVIR_SE DO ESTADO DA GAMELA DO ESTADO.
  • zé pagante
    20 jan, 2016 Lisboa 10:30
    Sejamos sérios. Os lugares de chefia na Administração Pública são cunhas. É gentalha sem competência nem mérito e a experiência é militar em partidos e andar a fazer campanha eleitoral um mês de 4 em 4 anos. Haja decoro!
  • Mário Fonseca
    20 jan, 2016 Terrugem 10:18
    Vergonhoso.. Em vez de reconhecer e apresentar a demissão do cargo, ainda refuta que é um santo.. Está certo. E o resto das pessoas da mesma laia que ele leva com ele?? Este Senhor ganha quase 6 mil euros mensais. Quem tem realmente valor não chega lá ou se chega não dura. é apanhado nestas teias de corrupção e favorecimento ilícito de pessoas vazias de moralidade e qualidade cientifica. A culpa é do povo que insiste em não votar e permite que as juventudes partidárias e seus tentáculos, futuros corruptos como este, decidam quem ganha.
  • Luis
    20 jan, 2016 Lisboa 09:47
    O que é que esta noticia tem digna de registo? Todos sabemos que Portugal é uma aldeia onde a classe politica e os seus "amigalhaços" se conhecem uns aos outros, são amigos, alguns até familiares, deles alguns vão para a cama juntos, tudo gente crente, de muito boa fé, cristãos devotos, muito honestos, bons chefes de familia que só cometem muitas vezes um pequeno pecadilho que é fazer favores uns aos outros em prejuizo do País e dos Portugueses. Daí o facto de estarem todos sempre muito bem na vida, eles, os seus familiares e amigos. Contra isto não há argumentos. Tudo com estes cavalheiros, funciona como uma autêntica "Irmandade" .Pertence tudo ao mesmo só que de lojas diferentes.

Destaques V+