Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Em Madaya, um quilo de leite em pó para bebé custa 287 euros

18 jan, 2016 - 13:25

Na semana passada morreram à fome mais cinco pessoas na cidade cercada na Síria, segundo um relatório das Nações Unidas. É o caso mais grave entre as cerca de 15 cidades sitiadas no país.

A+ / A-

Na cidade síria de Madaya, de 42 mil habitantes, sitiada há meses por forças governamentais, um biscoito chega a custar quase 14 euros e um quilo de leite em pó para bebé vende-se por 287 euros, alerta a ONU.

“Desde 11 de Janeiro, apesar da assistência oferecida, houve cinco mortes devido à subnutrição grave em Madaya”, lê-se no último relatório das Nações Unidas, publicado no domingo.

Há dezenas de pessoas a necessitar urgentemente de ajuda para sobreviver, mas os trabalhadores da ONU e do Crescente Vermelho sírio ainda só conseguiram ainda resgatar dez pessoas, segundo o relatório citado na agência Reuters.

Na sequência da entrada de duas colunas humanitárias na cidade, depois de meses de cerco, funcionários das organizações não-governamentais no terreno relataram 32 mortes devido à subnutrição.

De acordo com a ONU, há 450 mil pessoas presas em 15 locais sitiados por todo o país em zonas controlados alternadamente pelo governo sírio, pelo autodenominado Estado Islâmico e por outros grupos rebeldes.

As organizações no terreno, citadas pela agência Reuters, têm dado conta de um cenário devastador, com centenas de pessoas em perigo de vida devido à subnutrição e dezenas de mortes.

Na sexta-feira, a UNICEF alertou que em Madaya, das 25 crianças observadas pelos seus profissionais, 22 exibiam sinais de subnutrição “moderada a grave”.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse na quinta-feira que as forças no terreno estão a cometer “atrocidades” e condenou o uso da fome como arma de guerra num conflito, que se arrasta há quase cinco anos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    19 jan, 2016 Santarém 23:16
    Quem são os responsáveis por esta chacina? Quanto a mim são vários e de vários quadrantes políticos e mundiais, uma vergonha autêntica que demonstra apenas toda a crueldade do ser humano.
  • António Costa
    19 jan, 2016 Cacém 10:38
    Nas cidades "libertadas" é que esta tudo feliz e de barriga cheia! As pessoas que aí se queixam de fome só são degoladas na praça pública! Mas é sempre o mesmo! O governo turco, por exemplo, está a assassinar MILHARES de curdos, mas isso já não faz mal! Porquê? Porque não aparecem FOTOS de crianças curdas! Podem-se matar milhões de pessoas da forma mais horrível e terrivel, que desde que não apareçam FOTOS está tudo bem! Não aconteceu!
  • fr
    18 jan, 2016 Portugal 16:58
    enquanto os psicopatas/narcisistas/sociopatas estiverem no poder isto é para continuar.
  • António Martins
    18 jan, 2016 Lisboa 14:35
    É uma vergonha que com tantas sanções a tantos países do mundo, se tolere que a ditadura de Assad possa fazer cercos a cidades sírias e castigar de fome as suas populações. Este tipo de crimes contra a humanidade deviam ser julgados no Tribunal Penal Internacional, com pesadas consequências para os infractores. E as principais potências mundiais, se tivessem um pingo de vergonha e decência, apoiariam este medida.

Destaques V+