A+ / A-

Arbitragem

Vítor Pereira e o vídeo-árbitro. "Evita escândalos, mas não acaba com os erros"

27 jul, 2017 - 12:45 • José Pedro Pinto

Ex-presidente do Conselho de Arbitragem revela, em Bola Branca, postura expectante quanto à adaptação da mentalidade do futebol ao novo meio tecnológico de auxílio aos juízes, que será usado na Primeira Liga desta temporada.

A+ / A-

O ex-presidente do Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Vítor Pereira, não tem dúvidas do "contributo importante" que o vídeo-árbitro terá para a "justiça" do desfecho dos jogos de futebol.

Todavia, confrontado com a amplitude do novel meio tecnológico de auxílio aos juízes, que será implementado de forma oficial na Primeira Liga desta temporada, o novo líder da arbitragem grega faz uma ressalva.

"É uma nova experiência quer para os árbitros que vão estar a operar no vídeo quer para os que vão estar no campo. Se o vídeo-árbitro pode evitar escândalos e situações gravosas? Indiscutivelmente que pode. Se é a solução perfeita, que acaba com os erros? Nisso não acredito. Mas pode, em primeira instância, evitar que um golo que entrou e não foi visionado ou uma grande penalidade clara que foi feita e que não foi vislumbrada? Isso com certeza que sim. Pode ser um contributo importante para a justiça no jogo", refere, em entrevista a Bola Branca.

Confrontado, por outro lado, sobre a aceitação da parte de jogadores, treinadores, dirigentes e adeptos das vicissitudes naturais de um apoio que considera ser importante para os árbitros de campo, Vítor Pereira prefere esperar para ver. E explica o seu ponto de vista.

"Será um processo de aprendizagem e em que todos, sejam eles árbitros ou toda a estrutura à volta - jogadores, treinadores, dirigentes, adeptos e comunicação social -, terão um melhor conhecimento do funcionamento da medida e de aceitação, ou não, da própria medida. Sou um experimentalista, por princípio e diria que só a experiência nos dirá com mais firmeza se valerá a pena ou não o investimento feito", realça.

Mensagem de confiança para os árbitros e para Fontelas Gomes

O novo presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Grega de Futebol abandonou o cargo homólogo, em Portugal, em Junho de 2016, após vários anos de gestão do sector.

Numa altura em que a arbitragem não abandona os holofotes, no nosso país, quase sempre pelos piores motivos, Vítor Pereira confia que quer juízes quer estrutura do Conselho de Arbitragem liderado por José Fontelas Gomes estarão à altura do ambiente crispado.

"Tenho estado um pouco afastado da nossa realidade. Tenho acompanhado mas com o distanciamento que entendo que devo ter. O que acredito é que os árbitros e toda a sua estrutura vão continuar a fazer o melhor possível para estar ao mais alto nível e é isso que desejo. Desejo muitas felicidades a todos para que continuem a poder dignificar o futebol português e a arbitragem portuguesa", remata.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vado Ribas
    27 jul, 2017 Genève 13:29
    Desculpem, mas não vejo nesse senhor alguma autoridade moral, ética e deportiva para julgar métodos tecnológicos ou humanos para julgar erros que possam vir a acontecer, e de certeza que acontecerão no futebol. Esse senhor foi uma sombra negra que pairou sobre a credibilidade do futebol nacional.

Destaques V+