Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Suinicultores cortam acesso a base de abastecimento de hipermercado

12 jan, 2016 - 00:17 • Liliana Monteiro

Protesto contra o baixo preço que a grande distribuição paga pela carne de porco decorre em Alcanena, Santarém.

A+ / A-

Os suinicultores estão a impedir a entrada e saída de camiões da base de abastecimento do hipermercado Intermarché em Alcanena, Santarém.

Cerca de 150 suinicultores estão a bloquear com veículos a entrada. Contestam a má rotulagem da carne de porco e uma promoção que a cadeia de supermercados está a levar a cabo esta semana.

João Correia, porta-voz do Gabinete de Crise da Suinicultura, explicou à Renascença as razões deste protesto.

“Ao contrário das acções de sensibilização que temos feito junto da opinião sobre o nosso produto e como o podem identificar nas prateleiras dos híper e supermercados, hoje mudámos um bocadinho a agulha e estamos mesmo numa acção de protesto pela pouca vergonha, fazem de nós gato sapato diariamente com as promoções. Deparamo-nos com uma promoção de 50% na carne de porco, feita pelos senhores o Intermarché, além de que também não cumprem as regras de rotulagem.”

Ficou deliberado, na semana passada, que a venda do quilo de porco ia subir cinco cêntimos, mas João Correia lamenta que tal não esteja a acontecer porque “alguma grande distribuição” está a recusar pagar esse valor.

“O sector está a vender 40% abaixo do preço de produção. Ninguém aguenta uma situação destas”, afirma o porta-voz do Gabinete de Crise da Suinicultura.

Os produtores de porcos acusam o mercado de chamar a atenção dos consumidores com esta carne para ter mais lucro, recusando depois pagar aos produtores o preço justo.

“É com a carne de porco que se consegue chamar o cliente final. Faz-se promoções em cima de promoções, em cima de promoções, porque a carne de porco é o bem de primeira necessidade menos oneroso para a grande distribuição, então brinca-se com a dignidade de quem trabalha 365 dias por ano com os animais para que a carne chegue à mesa dos portugueses”, lamenta João Correia.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Salazar
    12 jan, 2016 Portugal 09:35
    Estas coisas,primeiro assinam contratos depois fazem figuras testes. Tudo isto me faz pensar que não passam de um bando de arruaceiros a soldo de alguém.
  • tuga
    12 jan, 2016 alcanena 01:57
    é isso pá, blokeiem esses porcos!

Destaques V+