Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Caudal do Douro a subir. Autoridades alerta até às 3h00

10 jan, 2016 - 21:28

Desde a meia-noite registaram-se 836 ocorrências devido ao mau tempo.

A+ / A-
Douro ameaça galgar margens de Porto e Gaia
Douro ameaça galgar margens de Porto e Gaia

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) alertou para a continuação da ocorrência de cheias nos distritos do Porto e de Vila Real durante a noite devido à persistência da precipitação nas próximas horas e aumento dos caudais do Douro.

Numa conferência de imprensa realizada nas instalações da ANPC, em Carnaxide, concelho de Oeiras, o comandante nacional de Operações de Socorro, José Manuel Moura, indicou que "o alerta amarelo vai manter-se até à meia-noite de segunda-feira", mas não se prevêem cheias no sul do país.

Até ao momento, a ANPC registou 836 ocorrências, sobretudo devido a inundações e quedas de árvores, mas o responsável indicou que não existem vítimas, a não ser um bombeiro que ficou ferido sem gravidade quando fazia o corte de uma árvore.

A ANPC indicou que as cheias que poderão ocorrer em particular "nas zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis" dos municípios do Porto, Vila Nova de Gaia, Gondomar, Penafiel, Amarante (distrito de Porto) e Peso da Régua (distrito de Vila Real).

"A zona norte do país tem sido a mais atingida pelas cheias devido aos vários dias de precipitação acumulada, que está a afectar seriamente as bacias hidrográficas", disse o comandante, acrescentando que são esperadas mais ocorrências de cheias durante a noite de hoje e madrugada de segunda-feira.

A ANPC estima que o pico das cheias aconteça às 3h00 de segunda-feira, quando se registar uma eventual subida do caudal do rio Douro devido às descargas nas barragens em Espanha e a ocorrência da maré alta.

Embora a frente de precipitação esteja a progredir para o sul, será menos forte, e não estão previstas inundações, segundo o comandante nacional de Operações de Socorro.

"Não estão previstas cheias no sul do país, mas as populações devem adaptar os seus comportamentos ao mau tempo em todo o país, nomeadamente na condução mais atenta, e evitar a prática de desportos em zonas afectadas pelo mau tempo", alertou o responsável.

Além das zonas ribeirinhas, a ANPC considera a possibilidade de inundações nos meios urbanos devido à possível obstrução de sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados, ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas.

A Protecção Civil alerta a população também para não se expor às zonas afectadas pelas cheias, evitar percorrer zonas inundadas, a pé ou em viaturas, para não correrem o risco de arrastamento.

Aconselha ainda para seguirem as informações do estado do tempo e as indicações da Protecção Civil e das forças de segurança.

Cheias e inundações. As imagens dos estragos provocados pelo mau tempo no norte e centro
Cheias e inundações. As imagens dos estragos provocados pelo mau tempo no norte e centro

Gaia e Porto em alerta

O presidente da câmara de Gaia alerta que a cheia prevista no rio Douro, nas ribeiras de Porto e Gaia, pode prolongar-se até ao meio-dia de segunda-feira, tendo em conta os débitos de água das barragens espanholas.

Segundo Eduardo Vítor Rodrigues, a "situação piorou" face ao previsto, quer pelo débito de água das barragens espanholas, que deverá chegar ao Porto dentro de oito horas, quer pelo pouco escoamento de água para o mar que durante a tarde deveria ter sido de dois metros, mas ficou-se pelos 30 centímetros.

"Com a incapacidade do mar para receber água do rio, vamos ter uma inundação na zona do Cais de Gaia", afirmou o autarca que garante estarem a ser coordenadas medidas com Espanha para conseguir uma redução do débito de água.

Durante a tarde de domingo, as águas já galgaram as margens das freguesias de Avintes, Crestuma, Oliveira do Douro e Afurada, em Gaia, mas sem causar riscos à população.

A subida do rio irá sim "afectar as pessoas na zona do Cais de Gaia e na Afurada", local este onde se prevêem também "consequências nas embarcações".

Contudo, e "tendo em conta os débitos de Espanha" e a agitação marítima, Vítor Rodrigues adianta que "as cheias podem prolongar-se até ao meio-dia" de segunda-feira.

A informação foi avançada após uma nova reunião entre as autoridades de protecção civil, autarcas de Gaia e Gondomar e a secretária de Estado Isabel Oneto.

A Câmara do Porto avisou que face ao agravamento das condições, o Douro poderia mesmo galgar as margens de Porto e Gaia, estando previsto que na zona de Miragaia suba um metro acima das soleiras das portas.

Naquele local estão já várias equipas da protecção civil do município a avisar a população e os donos de estabelecimentos, disponibilizando também meios para retirarem e guardarem alguns pertences num espaço já preparado na Alfândega do Porto.

Cerca das 20h00, junto à Praça do Cubo, na Ribeira, o presidente da câmara do Porto, Rui Moreira informou ter-se já reunido com as autarquias de Gondomar e Gaia e com a secretária de Estado Adjunta e da Administração Interna, Isabel Oneto, para poderem definir estratégias.

A jusante, o presidente da Câmara de Gondomar, Marco Martins, informou ter "várias equipas no terreno em alerta" devido à iminência de cheias no rio Douro.

O Centro de Previsão e Prevenção de Cheias (CPPC) do rio Douro alertou durante a tarde para a possibilidade de inundações nas ribeiras do Porto e de Vila Nova de Gaia, devido ao mau tempo em conjugação com a preia-mar.

O distrito do Porto é um dos 10 que estão com aviso laranja (o segundo mais grave) emitido pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a que se juntam os distritos de Viana do Castelo, Braga, Vila Real, Aveiro, Viseu, Lisboa, Setúbal, Leiria e Coimbra, os últimos quatro por causa da agitação marítima.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+