Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Carlos César declara apoio a Sampaio do Nóvoa

09 jan, 2016 - 15:05

O Presidente do PS, Carlos César, declarou este sábado o apoio ao candidato à presidência da República, Sampaio da Nóvoa.

A+ / A-

O Presidente do Partido Socialista, Carlos César, declarou este sábado o apoio à candidatura de Sampaio da Nóvoa a Presidente da República. A manifestação de apoio ocorreu à porta do Hotel Altis, em Lisboa, antes do começo da reunião da comissão política do PS.

" Além de presidente do partido sou também cidadão e eleitor. E a candidatura de Sampaio da Nóvoa tem a proximidade politica e estratégia mais conveniente para os socialistas", disse Carlos César.

Carlos César caracterizou também como "ajuizada" a opção oficial do PS de conceder liberdade de voto aos seus militantes nas eleições para a Presidência da República, alegando que há dois candidatos em disputa provenientes da área socialista: o ex-reitor da Universidade de Lisboa Sampaio da Nóvoa e a antiga ministra da Saúde Maria de Belém.

Confrontado com as críticas feitas pelo ex-primeiro-ministro e ex-líder socialista José Sócrates ao facto de o PS não ter dado qualquer apoio oficial a um candidato presidencial, o presidente dos socialistas disse desconhecer essa posição, mas demarcou-se.

"Não creio que isso seja correto. O PS fez e faz muito bem em não ter uma posição oficial de apoio a qualquer dos candidatos. Cada um dos socialistas fará muito bem em não se esquecer de votar nesta eleição presidencial e em ter a sua opção própria", contrapôs.

Em defesa da posição de não apoio oficial do PS a nenhum dos candidatos presidenciais em disputa, o líder da bancada socialista alegou que "estas eleições presidenciais têm uma tipicidade própria".

"Estamos perante candidaturas que derivam da vontade própria de cada um dos candidatos e o voto também deve ter correspondência individual. Estamos perante uma eleição em que o factor mais importante a ponderar não são os apoios partidários, mas os apoios dos eleitores e a posição de cada uma dos candidatos que não se apresentam em nome de partidos políticos", alegou ainda o presidente do PS.

Carlos César referiu depois que uma das consequências a evitar, havendo mais do que um candidato da área do PS, era uma "fractura" dentro do seu próprio partido.

"Não podia ser conduzido um processo fratricida. Nestas circunstâncias, havendo dois candidatos da área do PS, Sampaio da Nóvoa e Maria de Belém, penso que é ajuizado deixar aos militantes e aos eleitores do PS a escolha livre", argumentou ainda.

Na reunião que decorre esta tarde, a intervenção inicial do secretário-geral do PS e primeiro-ministro, António Costa, será feita coma presença dos jornalistas na sala.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Sofia
    10 jan, 2016 Lx 17:39
    O que está a acontecer a este PS da geringonça, em que o atual presidente prefere votar num estranho do que na anterior presidente?
  • Fernando Gomes
    10 jan, 2016 Damaia 13:33
    Trata-se duma eleição uninominal. Até é bom que os partidos se demarquem de apoiar seja quem for porque os Portugueses devem saber quem melhor defende os interesses da Nação e não andarem a reboque desta ou daquela personagem que deu indicação para votar em alguém. O meu voto é para Sampaio da Nóvoa e não preciso que os partidos de esquerda me indiquem em quem devo votar..
  • Fernando M. Cesario
    10 jan, 2016 SEIXAL 02:52
    Em eleições em Portugal,nenhum candidato tem hipoteses de ser eleito sem apoio partidario,eu preferia acerrimamente que não fosse assim ,mas a realidade é outra coisa. De qualquer das maneiras boa sorte.
  • J. Simões
    09 jan, 2016 Lisboa 17:36
    Então mas o homem não tinha dito que era apartidário? Está bem: isso foi ontem, hoje já não é, mas quer ser apartidário! dito
  • felisteus matos
    09 jan, 2016 vc 17:13
    Também vou apoiar Sampaio da Novoa. Não é o o meu Candidato, mas, parece-me que é o melhor para derrotar Marcelo. Marcelo já demonstrou que é um homem de muitas palavras. Sampaio da Novoa parece ter apenas uma. Gosto disso da coerência.
  • pindorica
    09 jan, 2016 lisboa 16:44
    Qual deles o melhor¡!!!!!!!!!
  • José Oliveira
    09 jan, 2016 Rio Tinto 16:09
    Este novo P. S.. Já anda a brincar com brincadeiras , que não tem piada nenhuma . Pelo que se vê , está com remorsos de ter desligado a direita , sem se lembrar que uma ALA do partido sempre colaborou com a direita , As Eleições são coisa SÉRIA para os Portugueses . Principalmente os mais desprotegidos . Sendo um Povo essencialmente Católico ,porque ,porque não ouvem o Francisco chefe Mundial da Igreja que está sempre atento com o que se passa e alerta logo os mandantes do POVO ... Saudações em """CRISTO""" , Francisco
  • gil
    09 jan, 2016 Lisboa 16:05
    Mais que claro que Maria de Belém não tem perfil para Presidente da República. Embora uma pessoa simpática, mas sem uma definição politica. Ela diz-se PS mas na verdade e não obstante os cargos já exercidos no PS também se ostra de Direita e para decidir é sempre nhin! Não foi leal quando se antecipou a uma discussão no PS sobre o nome a indicar para apoio à PR. Seria bem mais digna se desistisse. Eu que sempre votei PS votarei Sampaio da Nóvoa.
  • Joca
    09 jan, 2016 Oeiras 15:45
    Até agora o candidato Nóvoa tem sido o mais consensual e mais coerente. Representa a nova geração de cidadãos que querem participar na a política complicando as contas dos que se consideravam reis e senhores dos cargos públicos, como se, a eleição, fosse um mero acto formal. O exemplo flagrante é o do candidato Marcelo cada vez mais nervoso, inseguro e incoerente face as contradições do seu passado.
  • Carlos Costa
    09 jan, 2016 Santarem 15:40
    Este apoio retirará muitos milhares de votos a Sampaio da Nóvoa!!!! Quem tem amigos destes,não precisa de inimigos!!!

Destaques V+