Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Concerto de misericórdia para fechar o ciclo de Natal

08 jan, 2016 - 18:34 • Ângela Roque

É uma sugestão para a tarde deste domingo: assistir ao Concerto de Natal do Coro da Catedral de Lisboa. A escolha do repertório musical foi marcada pelo Jubileu da Misericórdia.

A+ / A-

O Concerto de Natal é um dos momentos especiais do Coro da Catedral de Lisboa. Este ano, o tema escolhido está relacionado com o Ano da Misericórdia. O concerto está marcado para domingo, às 17h00, na Sé de Lisboa, e a entrada é livre.

“O nosso concerto de Natal tinha que andar à volta do Jubileu [da Misericórdia]. Pegámos na primeira frase que vem na Bula de Proclamação: 'Jesus Cristo é o rosto da misericórdia do Pai'. Este vai ser o 'leitmotiv' do concerto”, explica o maestro Luís Filipe Fernandes.

A data também não foi escolhida ao acaso. É com a festa do Baptismo do Senhor, que este ano se assinala a 10 de Janeiro, que termina o ciclo do Natal.

O concerto terá 14 peças porque na tradição cristã são 14 as obras de misericórdia (sete corporais e sete espirituais). Vão ser interpretadas composições musicais do padre António Cartageno, Jester Hairston e John Rutter, e outras que não são habitualmente ouvidas nesta época, de Archer, Handel, Max Reger e Vaughan Williams.

Na música natalícia para órgão serão executadas composições de Claude Balbastre e Dietrich Buxtchude. E, como já aconteceu no concerto do ano passado, haverá também uma evocação do “cante alentejano”, classificado pela Unesco como património imaterial da humanidade. “O padre António Cartageno fez uma recolha de vários cânticos alentejanos e iremos, desta vez, cantar um cântico tradicional de Pias, chamado 'Ó meu Menino'", explica o maestro.

No concerto será recordado o 90.º aniversário do nascimento do padre Manuel Luís, antigo pároco da Sé de Lisboa, e que foi um grande impulsionador da música litúrgica portuguesa. Será ainda prestada homenagem a David Willcocks, uma referência da música natalícia, e não só, que morreu recentemente aos 95 anos de idade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+