Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Bispo texano acusa Congresso de estar ao serviço da indústria das armas

07 jan, 2016 - 19:47

Os bispos do Texas condenaram a lei, que entrou em vigor no dia 1 de Janeiro, e já disseram que o porte de armas de forma visível não será permitido nas igrejas católicas.

A+ / A-

O bispo de Dallas, capital do Texas, acusou esta semana o Congresso americano de estar ao serviço da indústria das armas e criticou a “mentalidade de cowboy” que leva sectores da direita americana a recusarem qualquer restrição ao porte ou aquisição de armas de fogo.

Num artigo publicado no seu site, na passada terça-feira, o bispo Kevin Farrell elogiou publicamente as medidas recentemente anunciadas por Barack Obama no sentido de impor alguns controlos adicionais a vendedores de armas, bem como alargar as obrigações de pesquisas do historial de compradores.

“Graças a Deus que alguém teve finalmente a coragem de fechar as brechas nas nossas miseráveis leis de controlo de armas para reduzir o número de assassinatos em massa, suicídios e matanças que se tornaram uma praga no nosso país”, escreve o bispo.

“As leis do Presidente Barack Obama, embora modestas, são um primeiro passo para corrigir leis de armas tão fracas que são ridículas.”

As leis, bem como qualquer tentativa política de restringir o acesso a armas de fogo, têm sido fortemente combatidas pelo partido republicano, que tem a maioria no congresso. Farrell não poupa críticas a esta instituição, que acusa de se ter vendido.

“O Congresso vendeu-se desavergonhadamente ao lóbi das armas”, diz, dando como exemplo as tentativas de impedir legislação que proibiria os suspeitos de terrorismo que estão na lista de proibição de voar de poder comprar armas.

Farrell foi mais longe, acusando os defensores de uma lei recentemente aprovada no Texas que permite o uso universal de armas à vista, incluindo em locais de culto, salvo proibição expressa em contrário, de terem uma “mentalidade de cowboy”.

Os bispos do Texas condenaram a lei, que entrou em vigor no dia 1 de Janeiro, e já disseram que o porte de armas de forma visível não será permitido nas igrejas católicas.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+