Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

ONU reúne-se de emergência para debater teste nuclear norte-coreano

06 jan, 2016 - 06:52

Pyongyang garante ter realizado um teste nuclear com sucesso. A Coreia do Norte é um dos países mais fechados do mundo, num dos mais duros regimes ditatoriais. O seu poderio militar é alvo de muita especulação.

A+ / A-
Coreia do Norte anuncia realização de teste nuclear
Coreia do Norte anuncia realização de teste nuclear

A pedido dos Estados Unidos e do Japão, o Conselho de Segurança das Nações Unidas vai reunir-se esta quarta-feira de emergência, para discutir a realização do primeiro teste nuclear de hidrogénio pela Coreia do Norte.

A Casa Branca diz ainda não poder confirmar a veracidade do teste, mas exige a Pyongyang que cumpra as obrigações que tem com a ONU. E promete responder de forma apropriada a quaisquer provocações norte-coreanas.

Já o primeiro-ministro japonês diz que o teste nuclear é uma ameaça ao país e também promete uma resposta firme.

A Coreia do Sul, por seu lado, já anunciou ter colocado o exército a monitorizar o lado norte da península.

Para justificar o teste, Pyongyang reclama o direito legal de o fazer para proteger o país dos Estados Unidos.

Numa zona utilizada pelo regime norte-coreano para realizar ensaios com armas atómicas foi registado um sismo de 5.1 graus na escala de Richter.

A mais alta percentagem de efectivos militares por habitante

O quadro é de alta tensão. A Coreia do Norte é um dos países mais fechados do mundo, num dos mais duros regimes ditatoriais, e muito se especula sobre o seu poderio militar.

Com cerca de 25 milhões de habitantes, a Coreia do Norte terá o quinto maior exército do mundo: um milhão e duzentos mil soldados activos. Ou seja, 20% entre os 17 e os 54 anos de idade e ainda sete milhões e 700 mil reservistas.

O país tem a mais alta percentagem de efectivos militares por habitante do mundo: um soldado alistado por cada 25 cidadãos norte-coreanos.

De resto, o índice Global Fire Power, que mede o poderio militar de 126 países, coloca as forças armadas norte-coreanas em 36.º lugar na actualização de Novembro.

Já o poder de fogo norte-coreano, embora numeroso, será datado e limitado na sua eficácia.

Os equipamentos são uma mistura de veículos do tempo da Segunda Guerra Mundial e pequenas armas, sobretudo de fabrico soviético.

Mas, os maiores receios da comunidade internacional prendem-se com os programas de armamento não convencional. Em 2003, Pyongyang declarou a existência de ogivas nucleares e realizou testes em 2006, 2009 e 2013.

Em Maio do ano passado, o regime anunciou a possibilidade de instalar armamento nuclear miniaturizado em mísseis balísticos. Aqui, as opiniões dividem-se: uns especialistas dizem ser mera propaganda, outros encaram-nas preocupação e consideram que os anúncios confirmam a capacidade da Coreia do Norte para desenvolver de forma rápida e numerosa o seu arsenal nuclear.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • AESTUPIDEZSEMLIMITES
    06 jan, 2016 GENTEDATRETA 10:12
    Com esta cambada de loucos e idiotas no poder, qualquer dia o mundo se destrói. É impressionante no que se tornam as pessoas com a força do poder.

Destaques V+