Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Embaixada saudita atacada depois da execução de 47 pessoas

02 jan, 2016 - 23:54

Ataque ocorreu este sábado em Teerão.

A+ / A-

A embaixada saudita em Teerão foi atacada por manifestantes que protestavam contra a execução na Arábia Saudita do clérigo xiita Nimr Baqer al-Nimr, anunciou a agência iraniana ISNA.

De acordo com a agência, os manifestantes lançaram 'cocktails Molotov' contra a embaixada da Arábia Saudita na capital do Irão e forçaram a entrada na representação diplomática, tendo sido depois forçados a recuar pela polícia.

Nimr al-Nimr, que passou mais de uma década a estudar teologia no Irão, foi um dos 47 xiitas e sunitas executados após condenação por terrorismo na Arábia Saudita.

Al-Nimr foi o impulsionador dos protestos xiitas contra o Governo saudita desde 2011.

O Irão já condenou de forma enérgica a execução e considerou a acção uma demonstração de “irresponsabilidade e imprudência” do Governo saudita, de acordo com um porta-voz do Ministério iraniano dos Negócios Estrangeiros.

Ainda no Irão, o ayatollah Ahmad Katami, um dos mais respeitados líderes religiosos do país, disse que a família real Al Saúd “será eliminada” da história por ter aprovado esta execução.

Também no Iraque, os líderes políticos xiitas condenaram a morte acusando a Arábia Saudita – de maioria religiosa sunita – de tentar intensificar o conflito sectário no Médio Oriente.

Igualmente no Bahrein eclodiram graves confrontos entre a polícia e manifestantes.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+