A+ / A-

Bancos portugueses perdem valor. Há menos crédito disponível

28 dez, 2015 - 13:10 • João Carlos Malta

As conclusões do Banco de Portugal estão na análise do sistema bancário relativo ao terceiro trimestre deste ano. Os dados são referentes ao período anterior à resolução do Banif. O crédito malparado está a aumentar.

A+ / A-

O Banco de Portugal alerta para a perda de valor dos activos dos bancos. Na avaliação do sistema bancário português, referente ao terceiro trimestre do ano, divulgada esta segunda-feira, o regulador justifica esta redução com a quebra do crédito a clientes.

Os activos tiveram uma depreciação de 2,3% entre Junho e Setembro de 2015, em relação ao mesmo período do ano passado.

Estes dados foram recolhidos até 1 de Dezembro, ou seja, são anteriores à resolução do Banif e posterior venda do banco ao Santander.

O crédito em risco dos bancos aumentou para 12,9%. Um crescimento ligeiro em termos comparativos com o mesmo período do ano passado, mas que se comparado com 2010 vale já mais 7 pontos percentuais.

As empresas não financeiras são quem mais contribui para o malparado. Em relação aos depósitos dos portugueses mantêm-se resilientes.

Ainda assim no terceiro trimestre deste ano, a rentabilidade do sistema bancário registou valores positivos. Em termos homólogos, a melhoria dos resultados resultou essencialmente da redução do fluxo de imparidades e provisões.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Junho - Setembro
    28 dez, 2015 lis 16:49
    Dinastia Passista/Maria Luis/Portas. E estavamos numa economia e finanças, de sucesso! Tudo a andar...para trás!
  • Quando?
    28 dez, 2015 lx 16:46
    É que este se demite? Este Costa, foi lá metido pelo Passos e pela Maria Luis! Não nos esqueçamos!
  • Paulo
    28 dez, 2015 vfxira 16:39
    Preparem-se,pois a seguir iremos ter o BPI e depois o Montepio.
  • Outro Costa
    28 dez, 2015 Salvaterra 15:00
    As minhas (parcas) economias à muito estão debaixo do colchão, este tipo de gatunagem não me afeta! Depois há que dizer também que um dos maiores problemas da "querida banca" Portuguesa são os altos e chorudos ordenadões, mordomias, e dividendos, pagos aos gestores, administradores, acionistas, especuladores, e outros doutores. Cortem o mal pela raiz ou seja, reduzam tudo a metade e verão que todos os problemas se resolvem. Mas não é só na banka, é em tudo, o País não tem condições para pagar ordenadões, pensões, mordomias, acima de um determinado valor. É urgentíssimo criar um teto máximo para tudo (público ou privado), eu sugiro que ninguém ganhe acima de 2500€uros nem menos de 600 (durante 10, 15, 20 anos), garanto que se o fizerem Portugal resolve todos os problemas que tem!
  • JR
    28 dez, 2015 Lisboa, Puto 14:29
    Quando a D. Branca faliu eu disse a todos os meus amigos brancos portugueses, que os bancos também iam falir. Que eram apenas outras D.s Brancas com alvará de licença de utilização. Trinta anos depois como bons ignorantes, carneiros e subservientes que são, continuam os mesmos estúpidos, ignorantes e carneiros, tal qual como nasceram. Assi: branco de segunda.
  • Francisco Pereira
    28 dez, 2015 VILAR DE ANDORINHO VNG 14:27
    A banca parece uma brincadeira e o BP que anda de férias. Tivemos três casos graves e outro já iniciado. Neste último caso, as acções valorizaram perto de 50% (não devo estar enganado nas contas). Quem comprou essas acções e com que intuito ? Subirem a sua parcela de forma a poderem mandar no banco e dele irem tirar os proventos que lhes apetecer (será ?) e o buraco quem o paga é o Zé que nem sabe o que é uma acção (excepção feita á boas e más acções que se praticam diariamente). Congelaram contas bancárias. E não tomaram contas das acções adquiridas por exorbitâncias ? Porquê ? São conhecidos esses compradores ? E porque razão se permite que os bancos cheguem a esta situação ? Onde está o controlo do BP ? E ainda somos obrigados a ouvir propaganda á volta do caso. Digo propaganda, porque esclarecimentos em português entendível por todos, não se detectam em lado algum e, muito menos, no BP que era de onde deveria sair essa informação . VALHA-NOS DEUS que os que temos por cá ...
  • Rodrigues
    28 dez, 2015 funchal 14:19
    Os culpados sao os banqueiros, o que esta acontecer na banca portuguesa deixa o povo a nao acreditar nos bancos, mas sim a velos como um bando de ladroes.
  • Faisca
    28 dez, 2015 Portp 13:52
    Quem é este senhor, que é responsavel pelo colapso do banco do estado/banif, que não tem capacidade para tratar desse assunto, e ainda vem dar palpites dos movimentos financeiros, vá aprender e depois faça as analises, mas corretas.

Destaques V+