Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Banif. Marisa Matias culpa Governo PSD/CDS, Cavaco e governador

21 dez, 2015 - 21:43

"Empurraram este assunto com a barriga até não se poder mais”, afirma a candidata presidencial em entrevista à Renascença.

A+ / A-
Banif. "Empurraram este assunto com a barriga"
Banif. "Empurraram este assunto com a barriga"

O anterior Governo, o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, e o Presidente da República, Cavaco Silva, são os responsáveis pela dimensão que atingiu o caso Banif, acusa a candidata presidencial Marisa Matias, em entrevista à Renascença.

Uma intervenção atempada teria evitado um custo tão elevado para os contribuintes, defende a candidata apoiada pelo Bloco de Esquerda.

“O Governo anterior enterrou 1.100 milhões de euros, dinheiro dos contribuintes, no Banif e, em conivência total com o Presidente da República e com o governador do Banco de Portugal, empurraram este assunto com a barriga até não se poder mais”, afirma Marisa Matias.

A eurodeputada bloquista diz que “não quiseram resolver e obrigam, agora, a que haja uma solução em muito piores condições”.

“Houve oito pedidos de resolução bancária da administração privada do Banif à Comissão Europeia e o Governo português manteve-se, passivamente, ao longo destes oito pedidos, sem tentar encontrar uma solução que não pusesse em causa os contribuintes”, lamenta Marisa Matias em entrevista à Renascença, que pode ouvir na íntegra, esta segunda-feira, depois das 23h00.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • jose
    23 dez, 2015 barreiro 00:53
    e também devia culpar o menino jesus
  • Miguel
    22 dez, 2015 Lisboa 10:47
    O grande problema de Portugal é a conjunção entre a Corrupcao e falta de responsabilidade. O problema é sempre dos outros. E vamos a desfazer literalmete tudo o que os outros fizeram.. e isto vai desde sempre. Acorda Portugual Acorda!!
  • Marta Ribeiro
    22 dez, 2015 Lamego 00:55
    Dou-lhe uma singela sugestão querida Marisa. Uma vez que agora o BE casou com o PS de António Costa, aproveite e pergunte ao Partido Socialista quanto é o estado perdeu até hoje depois de o governo socialista ter colocado milhões de euros para salvar o Banco Português de Negócios (BPN), em 2008, durante o governo de Sócrates, em que Teixeira dos Santos era ministro das finanças e em que António Costa era ministro da justiça.
  • Susana Martins
    22 dez, 2015 Vidago 00:01
    Agora todos culpam o governador do Banco de Portugal, Carlos Costa, pelo colapso do BANIF. Acusam-no de não fazer a devida supervisão bancária. Em 2008 quando o BPN e o BPP de João Rendeiro, faliram e o estado teve de injectar milhões no BPN, o então governador do Banco de Portugal, o socialista Victor Constâncio andou a dormir e não fez nenhuma supervisão bancária, a grande maioria de comentadores e jornalistas, limitaram-se a tímidas e envergonhadas criticas a Constâncio. O costume, dois pesos e duas medidas.
  • rosinda
    21 dez, 2015 palmela 23:56
    estou farta de lerias!
  • rosinda
    21 dez, 2015 palmela 23:55
    era melhor que nao aceita-se ser presidente das pessoas que pertencem a direita!
  • Carlos Silva
    21 dez, 2015 23:03
    Como esta mulher e inteligente ! Já estudou o assunto em pormenor e já encontrou culpados. São inteligências destas que o mundo procura ...
  • José Silva
    21 dez, 2015 PAÇO DE ARCOS 22:02
    Eu vou querer perceber bem o porquê desta solução. Vende-se por 150 milhões o filet mignon e o contribuinte incha por causa do osso. Se calhar valia muito mais a pena injectar dinheiro (muito menos do que se fala) e aguardar uma melhor oportunidade para vender o banco. O Chefe da nova comissão administrativa apoiado pelo PCP e BE ainda vai ter muito que explicar sobre este assunto...

Destaques V+