Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Banif. PCP avança com pedido de inquérito e defende nacionalização da banca

21 dez, 2015 - 10:43

O anúncio da solução para o Banif foi feito no domingo à noite pelo primeiro-ministro. António Costa diz que é a melhor entre todas as más soluções e atribui culpas ao anterior Governo.

A+ / A-

O PCP avança com uma comissão parlamentar de inquérito ao caso Banif. Os comunistas responsabilizam o governo PSD/CDS pela perda de 825 milhões de euros injectados no banco. É dinheiro dos contribuintes que se perdeu, alegam.

Jorge Pires anunciou a decisão do partido esta segunda-feira, no Parlamento. O PS também já tinha anunciado a mesma intenção.

O primeiro-ministro, António Costa, anunciou no domingo que quer alterações aos poderes do Banco de Portugal, mas os comunistas querem ir mais longe e defendem que o Estado controle verdadeiramente a banca.

Para o PCP, se há recursos públicos injectados no sector, isso deve permitir a gestão e o controlo público das instituições bancárias por parte do Estado.

Esta segunda-feira de manhã, o Conselho de Ministros reúne-se de modo extraordinário para aprovar um orçamento rectificativo, tendo em conta os números da operação e a meta do défice.

Até agora, foram colocados no Banif quase três mil milhões de euros. Dos bolsos de contribuintes saem 2.930 milhões euros. O fundo de Resolução – ou seja, a banca – paga 489 milhões, dos 2.255 milhões. Na solução encontrada, o Santander compra com a parte boa do Banif por 150 milhões de euros.

Tópicos
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ze Valente
    21 dez, 2015 Setubal 15:44
    Soluçao do PS para o BPN, BPP e BANIF: Contribuinte paga !!! soluçao do PDS/CDS para o BES: Os acionistas e obrigacionistas pagam Este pessoal de esquerda que diz defender o povo, o contribuinte e os trabalhadores sinceramente já me metem nojo
  • Sérgio Oliveira
    21 dez, 2015 Sintra 11:08
    Boa ideia Jerónimo! Só faltavam as greves também nos bancos... O estado é o pior gestor que existe por isso nunca faria melhor do que os incompetentes que actualmente lideram a banca portuguesa. Começa a nacionalizar e rasgar contratos para afugentar por completo todos os potenciais investidores em Portugal

Destaques V+