Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Rui Pereira

Jihadistas em Portugal? "Provavelmente só de passagem"

18 dez, 2015 - 09:29 • André Rodrigues

Três suspeitos de terrorismo em Paris podem estar em Portugal, avança esta sexta-feira o "Jornal de Notícias".

A+ / A-

A possível presença de três alegados jihadistas franceses em Portugal fará parte de "um plano de fuga, de recuo, porventura de trânsito para outras paragens". A tese é avançada à Renascença por Rui Pereira, presidente do Observatório de Segurança, Criminalidade Organizada e Terrorismo (OSCOT).

O “Jornal de Notícias” avança esta sexta-feira que as autoridades portuguesas procuram três suspeitos de terrorismo que estarão armados e são considerados extremamente perigosos. Um deles será Samir Bouzid, procurado internacionalmente por alegadamente ter participado na preparação dos atentados de 13 de Novembro, em Paris, que mataram 130 pessoas.

Informações da Interpol e da polícia espanhola dão conta de que este alegado jihadista terá passado por território belga e estará em trânsito numa viatura da marca Citröen com matrícula francesa. O jornal revela que estará em curso uma operação policial de “caça ao homem”, sobretudo focada na região norte de Portugal.

Rui Pereira, antigo ministro da Administração Interna, lembra que “isso não deve ser motivo para alarme. Concentração e alguma preocupação, sim. Mas não alarme”.

O presidente do OSCOT não acredita que, com os actuais dados, seja necessário subir o nível de prevenção face a ameaças terroristas em Portugal. “Claro que essa é uma avaliação que cabe às autoridades fazer. Mas diria que, em si mesma, esta notícia tem de ser conjugada com outros dados que haja sobre a eventual preparação de algum atentado”, explica.

“Não estamos desprevenidos”

Este especialista considera contraproducente alimentar qualquer tipo de alarmismo face a estas notícias e defende que "a sociedade portuguesa tem todas as condições para confiar no trabalho das autoridades que estarão no terreno a tomar todas as medidas necessárias para encontrar e deter estes suspeitos".

De momento, Rui Pereira assegura que "não há dados que permitam afirmar que está iminente um atentado terrorista", mas lembra, por outro lado, que "não podemos garantir que estamos a coberto de um atentado terrorista".

“Seguramente, não somos apanhados desprevenidos”, conclui.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Luis
    18 dez, 2015 Lisboa 14:12
    Infelizmente toda a porcaria acaba por vir para cá. Mas mesmo tratando-se de terroristas muito perigosos, o lema das nossas autoridades é o de não haver problema nenhum, que está tudo bem, haja tranquilidade. À boa maneira Portuguesa.
  • 18 dez, 2015 14:07
    De passagem para onde?
  • Maria
    18 dez, 2015 Porto 12:54
    Provavelmente, se alguém estiver no sítio errado á hora errada....
  • 18 dez, 2015 Lisboa 12:04
    Olhem o Palito sem preparação alguma o tempo que esteve a monte sem ser apanhado
  • Pois é!
    18 dez, 2015 dequalquerparte 11:22
    Já estão aparecendo por cá. E isto não vai ficar por aqui.
  • glssi
    18 dez, 2015 lisboa 10:53
    que perigoso

Destaques V+