Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Soares da Costa despede 500 trabalhadores

16 dez, 2015 - 16:05

A quebra de receitas em Angola é a justificação dada pela empresa para despedimento colectivo.

A+ / A-

A construtora Soares da Costa vai abrir um processo de despedimento colectivo de cerca de 500 funcionários, disse esta quarta-feira a empresa numa carta à Comissão de Trabalhadores, justificando a decisão com a crise em Portugal e Angola.

No documento a que a Lusa teve acesso, assinado pelo presidente executivo, Joaquim Fitas, são referidas as “repercussões nefastas” para a empresa da crise e a “estagnação do mercado de construção” em Portugal.

É igualmente referida a quebra de receitas em Angola, o principal mercado da Soares da Costa, “relacionada com a produção petrolífera”, o que fez cair o investimento público e privado.

Neste contexto, a empresa considera que é “inevitável o redimensionamento e reestruturação”.

Refere ainda a empresa de construção civil que, “mais do que a envolvente externa, é o histórico recente da empresa que a conduz a esta situação”, salientando que tem acumulado prejuízos anuais superiores a 60 milhões de euros.

A Soares da Costa é controlada em 66,7% pela GAM Holdings, detida pelo empresário angolano António Mosquito, que entrou no capital da construtora no final de 2013, sendo os restantes 33,3% da SDC – Investimentos (ex-Grupo Soares da Costa).
Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Kara de Jakaré
    16 dez, 2015 Kahlaari 17:11
    Eu só espero que este desgoverno PS (PCP/BE/PEV) não diga que o desemprego está a diminuir como dizia o desgoverno ladrão e rico do PPD/CDS (por conveniência)!

Destaques V+