Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

“Rewind” na TAP. Ministro recebe Humberto Pedrosa para negociar controlo da empresa

17 dez, 2015 - 08:02

Pedro Marques adiantou que o processo de negociação com os accionistas já arrancou, esperando que se concretize com "a rapidez possível".

A+ / A-

O Governo inicia esta quinta-feira as negociações oficiais para tentar recuperar a posição maioritária na TAP. O empresário Humberto Pedrosa é recebido à tarde no Ministério do Planeamento e Infra-estruturas, liderado por Pedro Marques.

De acordo com a agência Lusa, será o primeiro encontro oficial sobre o tema, embora já tenha havido contactos entre o Governo e o empresário, que, através do consórcio Atlantic Gateway, controla 61% da transportadora aérea.

Na semana passada, o ministro Pedro Marques já tinha referido que o processo negocial se tinha iniciado.

"Já começámos o processo negocial que necessariamente envolve os accionistas, mas que está em desenvolvimento e não quero falar dos detalhes do mesmo nesta fase", afirmou o ministro no dia 9, à margem do 9º Congresso Nacional da Contratação Pública Eletrónica, no ISCTE-IUL, em Lisboa, o primeiro acto público do governante.

Questionado pelos jornalistas sobre a reversão da privatização da TAP, Pedro Marques adiantou que o processo de negociação com os accionistas da Atlantic Gateway, David Neeleman e Humberto Pedrosa, já arrancou, esperando que se concretize com "a rapidez possível para a TAP ter estabilidade e continuar a crescer".

O acordo de conclusão da venda directa de 61% do capital da TAP foi assinado no dia 12 de Novembro entre a Parpública, empresa gestora das participações públicas, e o agrupamento Gateway, na presença da então secretária de Estado do Tesouro, Isabel Castelo Branco, do então secretário de Estado das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Miguel Pinto Luz.


Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Vasco
    17 dez, 2015 Santarém 20:48
    Será mesmo que estes dois empresários irão ter paciência suficiente para alimentarem esta comédia? Deixem a TAP entregue à sua sorte comandada pelos sindicalistas e partidos de esquerda e invistam o dinheiro num país que lhes garanta segurança e confiança.
  • João Lopes
    17 dez, 2015 Viseu 11:17
    No governo social-comunista liderado pelo grande oportunista e malabarista Dr. Costa, os táxis como os demais meios de transporte só prestam um bom serviço aos utentes e ao País se forem estatizados, como em qualquer país comunista!
  • Arménio G. Pinto
    17 dez, 2015 São Paulo, Brasil 09:56
    Eu sinceramente espero que não haja a reversão da privatização, pois, se isto ocorrer, será a decretação da morte da empresa. Nenhum empresário honesto ou que se preze gostaria de participar de uma empresa gerida pelo governo, o qual, sabidamente é mau gestor, e coloca os interesses políticos acima dos interesses das suas empresas e dos acionistas minoritários. Para a TAP voltar a crescer e retomar a importância que já teve em seus tempos áureos, o melhor que este governo tem a fazer, é desistir da estatização e deixar tudo como está. Os novos "donos" já demonstraram que são empresários capazes e competentes para gerir a empresa de forma sustentável.
  • Marta
    17 dez, 2015 Lisboa 09:39
    Não faz sentido. O estado ainda tem uma participação, grande, na TAP. Portugal está falido pelo que não vejo qual é a necessidade do estado ficar maioritário até porque não tem dinheiro para investir na TAP. Não me parece a melhor solução para Portugal. Obviamente os donos actuais como entidade privada que são, vão concerteza querer reaver o que já pagaram mais o que podiam ter ganho. Portugal não está numa posição de força nestas negociações
  • maria gabriel
    17 dez, 2015 Lisboa 09:29
    Estou a ficar muito preocupada com o rumo que o nosso País está a seguir. Não pertencendo a nenhum partido e votando sempre ao centro, PS ou PSD dependendo, assisto com muita preocupação à chantagem do BE e do PCP ao PS e como este cede. Sigam o exemplo do Mário Soares e digam não, o poder não é tudo, pensem no nosso País. Estamos a ir por caminhos muito perigosos, apelo ao PS que tenha bom senso nas suas decisões.
  • Paulo
    17 dez, 2015 vfx 09:14
    Desfazer este mal negócio,e depois reestruturar a empresa a todos os níveis a começar pela administração e a acabar no modelo de aeronaves.Esta companhia se fosse bem gerida e controlada dava lucro e imenso prestigio ao país.
  • José Manuel
    17 dez, 2015 Braga 09:07
    O PS tem razão.... tem que reverter o processo da TAP para dar lugar aos XUXAS deste governo quando este cair.... e sem esquecer dos seis "best friends" do PCP e Bloco de Esquerda!!!

Destaques V+