Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Governo reformula sobretaxa de IRS. Saiba quanto poderá pagar para o ano

15 dez, 2015 - 11:48

A medida foi anunciada pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, no Parlamento.

A+ / A-

A sobretaxa de IRS será eliminada para os contribuintes com rendimento colectável até 7.000 euros e vai manter-se para os outros quatro escalões mas de forma progressiva, permanecendo nos 3,5% para os rendimentos superiores a 80.000 euros.

A medida foi anunciada pelo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Fernando Rocha Andrade, na comissão parlamentar de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa, onde o governante está a ser ouvido, juntamente com o secretário de Estado do Orçamento, João Leão, a propósito da aplicação da sobretaxa em sede de IRS no próximo ano.

"Nos rendimentos mais baixos, até 7.000 euros anuais, há uma isenção que já decorre das regras existentes e que, com o salário mínimo no valor em que está neste momento, ficam isentas [as famílias que ganham] até 7.070 euros de rendimento anual", afirmou Rocha Andrade, referindo-se ao facto de a sobretaxa se aplicar apenas ao montante que exceder o valor do salário mínimo nacional.

O governante acrescentou que, "no caso de ser aprovada a proposta do Governo no que toca ao salário mínimo nacional, a isenção passará para os 7.420 euros", ou seja, "abaixo dos 7.420 euros de rendimento anual, e por mero efeito do aumento do salário mínimo, não haverá qualquer tributação ao nível da sobretaxa".

A proposta do Governo para o salário mínimo nacional é que esta remuneração seja aumentada para os 530 euros no próximo ano e que vá subindo até aos 600 euros em 2019.

Quanto aos restantes rendimentos, o PS já chegou a acordo com os restantes partidos à esquerda. A sobretaxa vai evoluir progressivamente, de acordo com os rendimentos. Para quem ganha entre sete mil e 20 mil euros, a proposta é que a taxa seja reduzida para 1% e nos rendimentos entre 20 mil e 40 mil euros a redução será para metade: 1,75%.

Dos 40 mil até 80 mil euros a redução será para 3%. E não existirá redução para os rendimentos superiores a 80 mil euros, que são cerca de 12 mil famílias.

O efeito desta redução nas receitas de 2016 é de 57%, de 431 milhões de euros no próximo ano. No total a receita será de 499 milhões de euros com uma receita de 307 milhões de euros em 2016.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+