Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Direita quer prisão para quem abandonar idosos nos hospitais

07 dez, 2015 - 19:03

A ideia foi aprovada no último conselho de ministros do Governo PSD/CDS, mas acabou por não ser discutida na Assembleia da República devido à entrada em funções de um novo executivo.

A+ / A-

Na próxima sexta-feira o PSD e o CDS avançam no Parlamento com projecto de lei que prevê a punição até dois anos de cadeia para quem abandone idosos nos hospitais.

O objectivo é evitar as situações de pessoas que são deixadas nos hospitais. A ideia foi aprovada no último conselho de ministros do Governo de coligação, mas acabou por não ser discutida na Assembleia da República devido à entrada em funções de um novo executivo.

Em declarações à Renascença, o responsável pela unidade de cuidados continuados e paliativos O Povorello, de Braga, considera que a medida faz sentido.

Frei Hermínio Araújo avisa que é preciso definir muito bem o que é afinal abandono, porque nem todas as situações devem caber nesta palavra.

Lembra que também ele, na instituição em que é responsável, se debate com situações de puro abandono e que mereciam uma resposta. O problema é que não há outra resposta.

“A nossa unidade de cuidados continuados funciona quase como uma espécie de lar. Não saem porque não temos onde as colocar. Teremos que encontrar outras soluções, nomeadamente lares”, defende Frei Hermínio Araújo.

Sandrina Vieira, assistente social da Fundação Domus Fraternitas, lembra que as famílias não se podem desresponsabilizar. Devem elas próprias procurar soluções para o acolhimento dos seus idosos.

“É preciso responsabilizar mais as famílias. Na nossa unidade longa, que tem uma grande componente social, acabam por deixar cá os utentes, não acompanhando as consultas, não fazem visitas, responsabilizar mais na procura de uma resposta num centro de dia”, defende a assistente social.

O abandono de idosos é um problema crescente em Portugal, um dos países mais envelhecidos países da União Europeia.

O abandono de idosos é situação frequente nos hospitais, por falta de serviços de rectaguarda, ou, noutros casos, por puro desinteresse das famílias.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Ao É CLARO
    08 dez, 2015 Lx 08:37
    ...É de direita, está visto!
  • É CLARO QUE...
    07 dez, 2015 É CLARO QUE... 23:52
    É claro que ainda não houve tempo para discutir um assunto para dignificar o ser humano, porque os comunistas estão mais preocupados com os animaizinhos do que com as pessoas!
  • Isto é só parvoíces!
    07 dez, 2015 Lisboa 21:41
    Mas cabe na cabeça de alguém com os pés assentes na terra este tipo de ideias? Eu faço voluntariado, tenho conhecimento das enormes dificuldades que muitas pessoas passam. Abandonar um idoso num hospital é, desde logo, algo arrepiante só de ouvir. Mas o que esta gente rica e que nunca teve que fazer sacrifícios na vida não sabe, é que muitas vezes deixar os idosos nos hospitais é um ato de amor. Simplesmente porque Portugal não dá condições ás pessoas para poderem ter os seus idosos num lar, a preços comportáveis, numa altura em que estas não podem ficar com eles, porque têm que trabalhar para criar os seus filhos, muitas vezes ainda pequenos, e não têm mais ninguém em casa que possa olhar pelos mais velhos. O que é que estas inteligências de direita pretendem? Não dão condições para que o velho em Portugal seja tratado com maior conforto e dignidade, e depois prendem os seus filhos, que por sua vez são pais também, e internam as crianças em instituições....mas os velhos vão continuar nos hospitais! Está inteligente sim senhora...mais uma pérola desta direita! Valha-nos Deus com tanta parvoíce!
  • elias
    07 dez, 2015 coimbra 20:24
    E isso vai resolver o que exactamente? vamos terminar com um monte de pessoas presas cujos filhos maridos ou esposas vão ficar sem um ou ambos os pais enquanto estão presos e os idosos continuarão nos hospitais porque com os filhos presos não estou vendo encontrarem uma solução pra devolver estes idosos para casa. como sempre a solução do governo é lavar as mãos e jogar a responsabilidade toda na sociedade em vez de ajudar as famílias tentando descobrir o porque de não poderem levar os idosos pra casa e ajudar a encontrar uma solução
  • joao caetano
    07 dez, 2015 corroios 19:20
    se o governo der dinheiro para por nos lares assim acredito que as pessoas nao deixam nos lares e que os lares e so para ricos e corroputos
  • Luis Ribeiro
    07 dez, 2015 Faro 19:19
    Muito bem! E para quem os deixou morrer enquanto aguardava pelas Urgencia num Hospital querem o quê? O lugar na Administraçao de alguma companhia de seguros?

Destaques V+