Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Finlândia vai exigir aos migrantes que trabalhem de graça

08 dez, 2015 - 21:30

Governo de Helsínquia endurece legislação para tentar travar aumento do número de requerentes de asilo.

A+ / A-

A Finlândia endurece as leis de imigração. Vai exigir que os refugiados e migrantes requerentes de asilo trabalhem sem receber salário e estudem os costumes e tradições do país.

O Governo de Helsínquia vai começar a atribuir tarefas a migrantes com idade para trabalhar. Argumenta que vai ajudar a ocupar o tempo e a libertar a frustração.

“Não é necessariamente trabalho remunerado. Pode ser alguma tarefa ao ar livre, algum trabalho de manutenção no centro de recepção de migrantes. Quanto mais tempo as pessoas estão desocupadas, mais frustradas ficam”, afirma o ministro do Emprego, Jari Lindstrom.

Os candidatos a asilo vão receber um dossier com informações sobre a sociedade e cultura da Finlândia, nomeadamente sobre os direitos das mulheres e das crianças. “Todos os requerentes de asilo vão recebê-lo. Ninguém poderá dizer que não sabia”, refere o ministro.

O Governo de Helsínquia vai passar a reavaliar, duas vezes por ano, as condições nos países de origem dos migrantes. Conforme a evolução da situação, pode cancelar a autorização de residência.

Depois de última avaliação à situação no Afeganistão, a Finlândia anunciou que vai deixar de conceder subsídios aos refugiados que dizem correr perigo de vida nas regiões Sul e Leste do país.

“O novo pacote de medidas vai apertar as nossas práticas e eliminar possíveis factores de atracção” de migrantes, disse aos jornalistas o primeiro-ministro finlandês.

Juha Sipila explica que a Finlândia vai acelerar o processo de repatriamento de migrantes que não reúnam as condições para obter o estatuto de refugiado. Estima que serão dois terços das pessoas que pedem asilo.

Cerca de 32 mil pessoas pediram asilo à Finlândia desde o início do ano, um aumento significativo em relação aos 3.600 de 2014.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Carlos
    12 nov, 2016 Reino Unido 05:19
    Mas anda tudo a dormir quanto à questão de migrante, refugiado, ou o que quer que seja, que chegua em massa a um pais relativamente produtivo e com uma sociedade estável para desestabilizar aquilo tudo e não è religião nem raça de que estou a falar.. Basta pensar tipo dominò.. o que è que caia primeiro, e a seguir, e a seguir... etc. Não dà e convençam-se que a Europa inteira não tem fisicamente condições para acolher refugiados cada vez que hà conflitos no medio oriente.
  • Eliandre
    05 out, 2016 Brasil 20:25
    Não deveriam tratar os refugiados assim tão mal. Não se esqueçam que quando vocês vieram colonizar o Brasil tamém se comportaram como terroristas diante da população indigena. Promoveram uma das maiores carnificinas de que se conhece, mas obviamente vocês, portugueses, não reconhecerão isso nunca e acham que fizeram um favor trazendo a sua civilização para cá. Então, recebam os refugiados e não se esqueçam que seus antepassados históricos já fizeram a mesma coisa que os terroristas estão a fazer nos dias de hoje. Vocês deixaram uma "bela herança" para a história da humanidade.
  • Séc. VII
    09 dez, 2015 Porto 23:29
    Concordo! Eu ainda gostava de saber o que vai na cabeça daquelas pessoas de Ovar que foram à Austria buscar meia duzia de refugiados. Parece que de um momento para o outro todos querem ser heróis. Eles não sabem que estão a meter em Portugal futuros terroristas? Deixem-se de fantasias, os refugiados não têm lugar em Portugal!
  • Luis Ribeiro
    09 dez, 2015 Faro 17:07
    Quando da II Guerra foram matar a fome aos finlandeses. Aprendam. Da proxima vez mandem os finlandeses para cá e coloquem-nos a trabalhar de borla se quiserem comer. Lá pela Finlandia comem muito queijo. Mas nao é só por lá!
  • Para o Miguel
    09 dez, 2015 Portugal 14:51
    Aprende a diferneciar Emigrantes de Migrantes. Os Emigrantes merecem ser bem acolhidos, os Migrantes nem por isso.
  • JoseGomesL
    09 dez, 2015 Lisboa 11:30
    Normalmente estes migrantes desprezam a cultura dos países que os recebem. É pura verdade. A Finlândia está-se a revelar um País com carácter. Parabéns ao finlandeses.
  • ESTA TUDO DITO
    09 dez, 2015 Lisboa 11:02
    Não os querem lá tão simples quanto isso: “O novo pacote de medidas vai apertar as nossas práticas e eliminar possíveis factores de atracção de migrantes"
  • Manuel
    09 dez, 2015 lisboa 10:45
    Gostava muito que o meu país seguisse este exemplo Finlandês.
  • Miguel
    09 dez, 2015 Porto 07:14
    Salvo raras excepçoes, os comentarios que por aqui andam sao venenosos. Entao e os emigrantes portugueses, é tudo parasitas??? E foram todo mudar os costumes dos povos que os acolheram?
  • José
    09 dez, 2015 Coimbra 00:13
    Ora aqui estão medidas correctas e protectoras, bem diferentes das de imbecis que por aí pululam e apostados na anarquia das sociedades ocidentais. Alguém com responsabilidades ponha aqui os seus neurónios a funcionar.

Destaques V+