A+ / A-

Rui Moreira diz que TAP admite acabar com voos de longo curso de e para o Porto

02 dez, 2015 - 08:27 • Henrique Cunha

Denúncia do presidente da Câmara do Porto, no dia dos 70 anos do aeroporto. Moreira avisa: "A população do Norte de Portugal não vai esquecer isto e, provavelmente, vai escolher outro aeroporto. Madrid está à mesma distância de Lisboa. Em tempo aéreo, é praticamente o mesmo."

A+ / A-

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, denuncia, em declarações à Renascença, que a TAP estuda a possibilidade de acabar com voos de longo curso no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.

De acordo com Rui Moreira, que classifica a hipótese como "uma grande ameaça para a região", a indicação terá sido deixada pelos novos accionistas da TAP numa reunião com os trabalhadores.

“Estou muito preocupado com as noticias que nos chegam relativamente à TAP", diz Moreira, nesta quarta-feira em que o aeroporto comemora 70 anos de existência. "Por aquilo que sei, os accionistas da TAP querem que os voos de longo curso deixem de vir ao aeroporto Francisco Sá Carneiro. Ou seja, nós para apanharmos voos de longo curso da TAP teremos que ir a Lisboa com a velhinha frota Embraer da Portugália", avança.

"É uma pena, mas aconteceu nesta privatização, mais uma vez, o costume, que também já aconteceu o mesmo na privatização dos aeroportos: o Porto é sempre ignorado", desabafa o autarca.

Para Rui Moreira, uma decisão deste tipo não será esquecida pelo Porto e pelo Norte. "Deixo aqui um sério aviso: é que a população do Norte de Portugal não vai esquecer isto e, provavelmente, vai escolher outro aeroporto. Madrid está à mesma distância de Lisboa. Em tempo aéreo, é praticamente o mesmo."

O presidente da Câmara do Porto sublinha que esta declaração não constitui uma ameaça, porque "a grande ameaça é esta política de uma transportadora que já foi nacional e que agora é privada e que continua a estar de costas voltadas para o Porto"

O alerta de Rui Moreira aos novos accionistas da TAP surge em dia de aniversário da gare de Pedras Rubras e numa altura em que outras companhias reforçam rotas a partir do Porto. Por exemplo, a Turkish Airlines passará a ter voos diários a partir de 19 de Março.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Piriri
    05 dez, 2015 LISBOA 02:25
    ANTONIO, RYANAIR E EASYJET - CHARTER ? ESTAS BOM ESTAS ...
  • nuno couto
    03 dez, 2015 espinho 08:26
    O sr pedro, então Barcelona não é Espanha e Valencia e Saragoça??? Informe-se
  • De Lisbon
    03 dez, 2015 Lisb 00:15
    Rui Moreira, vir com esta defesa so o deixa mal - usar o termo "Lisboa" é um bom meio para por toda a gente da regiao norte contra Lisboa quando nao se trata de uma decisao das gentes de Lisboa... Ora vamos la ser um pouco logicos: quantas rotas de longo curso existem no Aero. F. Sa Carneiro? Duas para o Brasil e uma(que é sazonal) para Newark! A ligacao para Angola é assegurada pela Taag. Ora, quem ja fez viagem de aviao Porto-Lisboa sabe que sao 30-35 mins e nao 1h como debitam! Para Madrid sao 1h15! Conseguem ver a diferenca? O presidente da Ass. Ind. Do Minho diz que a ha empresas que exportam para Australia, Dubai, Russia, China, Japao e etc e que os danos, caso a TAP acabe com os voos de longo curso a partir do Porto seriam "irreparaveis"... Existe alguma rota a partir do Porto para esses países?! Claro que estao a arranjar forma de transformar a opniao publica mas desta forma (usar a guerra Porto/Lisboa, mouros/invicta) nao aceito de todo pq é uma decisão de uma empresa privada que certamente avaliou os custos e a rentabilidade das operações! Nenhuma empresa abandona um negocio rentavel, mas ha gente que vem com justificações provincianas insultando Lisboa como se fosse o mal disto tudo, usem a cabeça!
  • Pedro
    02 dez, 2015 Porto 23:51
    Espanha é bem maior q nós e os voos de Longo curso da Iberia saem todos de Madrid. Os preços da Tap vão ficar bem mais competitivos, se tiver de optar prefiro produto Português. Porquê? Porque é o melhor
  • Antonio
    02 dez, 2015 Lisboa 23:36
    Lol!!!! Para aqueles que tanto defendiam a privatização ela aí está. A gestão privada não qfunciona como a pública ( neste país) faZer voos para o Porto só porque sim já n vai funcionar. Se o anterior governo abriu as portas da maneira q abriu a companhias Charter, talvez n faça sentido a TAP andar num campeonato (no Porto) que n é o dela! Se esses voos acabarem é pq não dão o lucro esperado ou pq haverá rotas mais lucrativas onde se poderão rentabilizar mais os aviões. Quanto aos voos de médio curso esses continuarão mas em moldes semelhantes á operação efetuadabpor Ryanair e Easyjet. A qualidade, por muito que a queiram denegrir n é comparável a estas 2 Charters mas sê-lo á no futuro, pois só adotando um serviço tipo Charter é q a TAP poderá concorrer a partir do Porto com as outras charters.mas todos sabemos o q voos a 20€ implica....bagagem de porão paga á parte.... Comida paga á parte... A pé p o avião.....menos espaço para pernas....e etc....mas e
  • Paulo Coelho
    02 dez, 2015 Braga 23:13
    Não há problema, é por isso que já fui a Angola com a TAAG. Se eles saírem outros entrarão .
  • Vasco
    02 dez, 2015 Santarém 22:52
    O senhor Rui Moreira defende os interesses da sua região e acho que faz muito bem, quanto ao movimento do aeroporto do Porto certamente não terá autoridade para decidir quem o poderá utilizar ou não mas caso tivesse teria a hipótese de abrir as portas a outras companhias ocupando as rotas da TAP e mandando esta para outras paragens até porque tem vindo a perder qualidade em tudo.
  • Rui Machado
    02 dez, 2015 Ponte de lima 20:39
    Viajei e viajo muitas vezes em voos intercontinentais (mais de 10horas) de e para o Porto. Apesar dos preços bem mais caros da TAP viajei quase sempre em aviões cheios. Aliás no penúltimo em que viajei como ia na última fila nem comida tive pois não chegou.... Apesar de todo esse mau serviço e preço sempre optei pela TAP. A confirmar-se tal notícia certamente passarei a fazer escala em Madrid ou Frankfurt ou Paris. Afinal é uma escala como Lisboa mas com preços bem mais em conta. Resta a esperança que empresas como Ryanair ou Easyjet se dediquem mais cedo ou mais tarde a voos intercontinentais. Garanto que na Europa relação preço benefício as low cost compensam bem em relação à TAP..
  • Rita Sevivas
    02 dez, 2015 Vidago 20:28
    A TAP chegou à situação de ruína financeira devido a muitos erros entre os quais se destaca a compra da empresa de manutenção brasileira VEM, que já deu um prejuízo estimado de 500 milhões de euros durante os últimos dez anos. A compra dessa empresa brasileira foi feita há dez anos e autorizada pelo governo Sócrates. Muitos agora choram lágrimas crocodilo.
  • José Pacheco
    02 dez, 2015 Vila Real 20:19
    Pergunto ao Sr. João Santos que escreveu às 12h10, quais são outros destinos de longo curso que a TAP tem a partir do Porto, para além de São Paulo, Rio de Janeiro e Nova Yorque (Newark)? Escreva aqui o seu nome. Os destinos europeus não são considerados de longo curso, são de médio curso, e esses a TAP, não falou em eliminá-los.

Destaques V+