Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Tulipa

Com Lopetegui, "jogo do Porto perdeu intensidade e objectividade"

01 dez, 2015 - 15:02

Formado no FC Porto, Tulipa identifica um afastamento da cultura do clube, com Lopetegui. O treinador acredita que há matéria-prima para fazer muito mais.

A+ / A-
Tulipa defende que o FC Porto tem plantel para jogar mais
Tulipa defende que o FC Porto tem plantel para jogar mais

Manuel Tulipa considera que o FC Porto tem o melhor plantel do futebol português e, nesse sentido, entende que a equipa tem potencial para fazer mais do que tem feito. O treinador, que cumpriu formação como jogador nos dragões, identifica uma perda de intensidade e objectividade desde a chegada de Lopetegui. Perda de uma marca registada do Porto.

"A matéria-prima existe, mas também é preciso saber o que é cultural no Porto. O jogo do Porto, nestes últimos dois anos, perdeu algum significado. Perdeu intensidade e objectividade. Ao contrário do Sporting, por exemplo, que joga com uma cadência de jogo muito mais elevada. Víamos isso no Porto e não vemos com tanta assiduidade nestes últimos tempos", observa, em entrevista a Bola Branca.

Tulipa ressalva que acredita, sobretudo, na equipa e defende que "é importante que todos os jogadores se sintam úteis". Nesta perspectiva, sugere uma rotatividade diferente da implementada pelo treinador espanhol: "Há jogadores que fazem um bom jogo, depois saem da equipa e estão muito tempo sem ser utilizados. Os jogos são de três em três dias e há necessidade de pôr todo o plantel a jogar".

O pecado com o Dínamo de Kiev

Tulipa pensa que "as vitórias, por vezes, acabam por não nos deixar perceber que nem tudo está bem" e no caso do Porto, sustenta, isso acabou por suceder. "Há uma ideia de controlo do jogo, com posse, mas o controlo do jogo tem que se exercer em função da projecção para a baliza adversária, o mais rápido possível, e o Porto não consegue, muitas vezes, fazer isso", avalia

O jogo do o Dínamo de Kiev é pontuado, por Tulipa, como um momento decisivo da época, em que o treinador falhou ao não colocar André André no onze inicial. "O Porto acaba por perder o jogo, porque não o preparou da melhor forma", considera, afirmando que essa exibição contagiou a prestação frente ao Tondela, em que "a vitória soube a derrota".

Apesar deste diagnóstico, Tulipa reforça que a qualidade do plantel é, por si só, garantia de que o Porto pode evoluir. Na luta pelo título, acredita, o Sporting, pelo que está a jogar, é o principal candidato, mas o Porto, pela tal valia dos jogadores, "é também um sério candidato". Quanto ao Benfica, destaca, a exibição em Braga prova que também estará na luta.

Nesta entrevista a Bola Branca, o treinador refere, ainda, os exemplos do Sporting de Braga e do Porto B como as equipas que melhor futebol praticam, em Portugal.

Manuel Tulipa, de 43 anos, é um treinador livre, mas mantém-se ligado ao futebol de forma activa, como comentador. O antigo internacional português, campeão do mundo de sub-20, em Lisboa 91, passou pelos escalões de formação do FC Porto, mas nunca teve oportunidade no plantel principal. Representou Rio Ave, Paços de Ferreira, Salgueiros, Belenenses, Boavista, Salamanca, Marítimo, Farense, Badajoz, Felgueiras e Vilanovense.

Iniciou a carreira de treinador na Ovarense. Seguiram-se Estoril, Trofense, Chaves, Covilhã e, após, um interregno de cerca de três anos voltou ao Ribeirão, na época passada, mas em condições bem diferentes da primeira passagem.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • Jorge luis
    02 dez, 2015 Porto 10:01
    Faço minhas as palavras de Fernando Batista
  • FERNANDO BATISTA
    01 dez, 2015 GAIA 22:42
    CARO TULIPA,CONHEÇO-O E LAMENTO QUE NÃO ESTEJA A TREINAR NESTE MOMENTO.CONSIDERO-O UM EXCELENTE TREINADOR,E COMGRANDE ESTATURA HUMANA. AS EQUIPAS ANDAM DISTRAIDAS. SEI QUE COM CONDIÇÕES DARIA GRANDES ALEGRIAS AO CLUBE QUE TRENASSE. DESEJO-LHE A MAIOR SORTE DO MUNDO.FINALMENTE DIZER-LHE, QUE CONCORDO COM AS SUAS OPINIÕES.ESPERO QUE LHE APAREÇA UM BOM PROJECTO A CURTO PRAZO. SAUDAÇÕES DESPORTIVAS DUM ADMIRADOR QUEÉ PORTISTA.

Destaques V+