Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​1 de Dezembro. Antigo deputado do CDS quer unanimidade na reposição do feriado

01 dez, 2015 - 12:54

O PS compromete-se a repor em 2016 os quatro feriados que foram suspensos pelo governo de Passos Coelho e Portas.

A+ / A-

O líder do Movimento 1.º de Dezembro, o antigo deputado do CDS José Ribeiro e Castro, apelou, esta terça-feira, ao voto unânime do Parlamento no restabelecimento do feriado do Dia da Restauração, que o Governo da coligação PSD-CDS/PP eliminou há quatro anos.

“O Primeiro de Dezembro é a data que mais reúne todos os portugueses porque é a data que celebra a independência nacional, o mais alto valor colectivo por excelência”, disse Ribeiro e Castro à Renascença.

“Parece que eu sou a única pessoa à direita que não fiz figuras tristes nessa matéria, mas eu gostaria que a decisão de reposição do feriado fosse uma decisão unânime da Assembleia da República”, acrescentou Castro, recusando uma “segmentação ideológica do feriado”.

Em 2012, com efeitos a partir de 2013, o Governo suprimiu quatro feriados: dois religiosos, o de Corpo de Deus em Junho (feriado móvel), e o dia 1 de Novembro, dia de Todos os Santos, e dois civis, 5 de Outubro, Implantação da República, e no 1.º de Dezembro, Restauração da Independência.

O PS compromete-se a repor em 2016 os quatro feriados que foram eliminados pelo anterior executivo, esclarecendo que esta reposição será feita em duas fases: primeiro os civis e depois, e após negociação com as entidades competentes, os religiosos.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • zita
    01 dez, 2015 lisboa 13:07
    Nunca percebi o corte deste feriado. Este era o único que nunca se devia ter tocado, é a este dia que se deve o facto de falarmos português, de hoje sermos portugueses.

Destaques V+