Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Arte chocalheira à beira de subir a Património Imaterial da UNESCO

01 dez, 2015 - 11:30

Esta arte está em risco de desaparecer. Dos 13 mestres chocalheiros que restam no país, nove têm mais de 70 anos e os outros têm entre 30 e 40 anos, mas nenhum tem aprendiz.

A+ / A-
Chocalhos: a banda sonora das planícies está a calar-se
Chocalhos: a banda sonora das planícies está a calar-se

A arte chocalheira do Alentejo deve conquistar nesta terça-feira o título de Património Imaterial com Necessidade de Salvaguarda Urgente, atribuído pela UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. A decisão vai ser tomada durante a reunião do Comité Intergovernamental para a Salvaguarda do Património, que está reunido em Windhoek, capital da Namíbia.

A comitiva portuguesa está confiante na aprovação da candidatura.

A confirmar-se o estatuto de Património da Humanidade para a Arte Chocalheira, o Alentejo conquista, pelo segundo ano consecutivo, mais um selo da UNESCO para a região, depois da atribuição, em Novembro do ano passado, de idêntico título ao cante alentejano.

Em Abril, a Renascença falou com a família Sim Sim que se dedica a esta arte em risco.

Dos 13 mestres chocalheiros que restam no país, nove têm mais de 70 anos e os outros têm entre 30 e 40 anos, mas nenhum tem aprendiz.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+