Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

​Deputados trabalhistas ganham liberdade de voto sobre ataques ao Estado Islâmico

30 nov, 2015 - 17:41

Líder do partido, Jeremy Corbyn, é contra a intervenção militar britânica na Síria.

A+ / A-

É mais um passo com vista à possível participação britânica na ofensiva contra o autodenominado Estado Islâmico. Os deputados do Partido Trabalhista britânico, liderado por Jeremy Corbyn, vão ter liberdade de voto sobre uma eventual intervenção militar da Grã-Bretanha.

A notícia é avançada pelo jornal britânico “The Telegraph”.

O líder do partido, que é publicamente contra a vontade do primeiro-ministro David Cameron, deu a conhecer os resultados de uma sondagem que revelava que 75% dos membros do partido seriam contrários à intervenção militar na Síria. No entanto, as vozes críticas de Corbyn dentro do partido vieram a público duvidar da veracidade dos resultados, sugerindo que estes poderiam estar a ser usados como como forma de pressão aos deputados do partido.

O mesmo jornal noticia que o novo líder trabalhista terá telefonado ao primeiro-ministro pedindo-lhe para adiar a votação, que estaria agendada para esta quarta-feira.

Cameron tem defendido que o país deve intervir militarmente na Síria, juntando-se aos Estados Unidos, Rússia e França nos bombardeamentos a posições do Daesh, posição assumida depois dos atentados de Paris, a 13 de Novembro.

Depois de ter reforçado esta posição numa conferência de imprensa conjunta com o Presidente francês François Hollande, em visita à capital francesa no final da semana passada, Cameron voltou a insistir. O governante britânico usou um comunicado para pedir aos deputados para apoiarem os bombardeamentos, argumentando que “a ameaça do Daesh é uma das maiores à nossa segurança”. E logo questionando: “Se não for agora, será quando?”.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • António Costa
    30 nov, 2015 Cacém 20:07
    Se as coisas começarem "a aquecer" muito o autodenominado Estado Islâmico, ainda muda é de nome! Os seus comandantes vão regressar aos grupos originais e ficam a aguardar. Depois quando tudo acalmar....

Destaques V+