Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Confirmado abrandamento da economia no terceiro trimeste

30 nov, 2015 - 11:23

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulgou também os valores da taxa desemprego que, em Outubro, ficou nos 12,4%.

A+ / A-

O Instituto Nacional de Estatística (INE) confirmou, esta segunda-feira, uma taxa de variação nula do Produto Interno Bruto (PIB) no terceiro trimestre face ao trimestre anterior e um aumento de 1,4% em termos homólogos.

O INE divulgou a segunda estimativa das Contas Nacionais referentes ao terceiro trimestre, confirmando os números que tinha avançado na estimativa rápida conhecida a 13 de Novembro.

A confirmar-se a tendência no último trimestre, a economia portuguesa no conjunto do ano deverá crescer abaixo da meta inscrita no Orçamento do Estado de 2015. O anterior governo PSD/CDS-PP esperava que a economia portuguesa crescesse 1,6% este ano, uma projeção que foi incluída no Orçamento do Estado para 2015, de Outubro de 2014, e que foi reiterada no Programa de Estabilidade, conhecido em Abril passado.

Também esta segunda-feira o INE revelou a estimativa provisória da taxa de desemprego para Outubro de 2015, fixando-se em 12,4%. A taxa manteve-se inalterada face à estimativa definitiva obtida para Setembro de 2015.

A estimativa provisória da população desempregada para Outubro de 2015 é de 632,7 mil pessoas, o que representa um decréscimo de 0,3% face ao valor definitivo obtido para Setembro de 2015 (menos 1,7 mil pessoas).

Nestas estimativas foi considerada a população dos 15 aos 74 anos e os valores foram previamente ajustados de sazonalidade.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+