Tempo
|
A+ / A-

Cerca de 1,5 milhões de pessoas entraram ilegalmente na Europa em 2015

29 nov, 2015 - 16:02

Número foi avançado pelo presidente do Conselho Europeu. “Sem controlo das nossas fronteiras externas, o Acordo de Schengen vai passar à história”, adverte Donald Tusk.

A+ / A-

Cerca de um milhão e meio de pessoas entraram ilegalmente na Europa desde o início do ano, revela o presidente do Conselho Europeu.

A maioria destes refugiados e migrantes chegou através da Turquia, adiantou Donald Tusk, que falava em Bruxelas, numa cimeira entre os líderes da União Europeia e da Turquia, sobre a crise dos refugiados.

O antigo primeiro-ministro polaco espera que o acordo entre a UE e a Turquia permita “reduzir imediata a substancialmente o número de migrantes ilegais que chegam à Europa”.

A Turquia vai ajudar a Europa a resolver a crise de refugiados em troca de ajuda financeira e do reatamento das negociações de adesão à União Europeia, de acordo com o esboço das conclusões da cimeira deste domingo.

Donald Tusk confirma que um dos objectivos desta cimeira é retomar o processo de adesão da Turquia à UE.

Mas o presidente do Conselho Europeu sublinha que a Turquia não é a única chave para resolver a crise de imigração. Defende que a Europa tem de proteger as suas fronteiras externas e não pode deixar essa tarefa para países terceiros.

“Sem controlo das nossas fronteiras externas, o Acordo de Schengen vai passar à história”, adverte Donald Tusk.

Mas o presidente do Conselho Europeu sublinha que a Turquia não é a única chave para resolver a crise de imigração. Defende que a Europa tem de proteger as suas fronteiras externas e não pode deixar essa tarefa para países terceiros.

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

  • AM
    29 nov, 2015 Lisboa 22:12
    estes gajos estão todos malucos.. isto já roça a demência mental e a estupidez..agora querem meter a Turquia na UE?? Então não ficou bem CLARO há uns anos que não era bom a Turquia entrar??? Agora começo já estou a ver o filme todo...isto dos migrantes, dos refugiados etc..não é mais que uma jogada da tarada da bolchevique Alemã para forcar a UE a admitir a Turquia. Acaba a Europa, não tenham duvidas disso...não há nada nem ninguém que acabe com esta loucura??? É como ver uma pessoa a suicidar-se...inacreditável
  • António Costa
    29 nov, 2015 Cacém 21:51
    Ao pé de 80 milhões de turcos, 2 milhões de refugiados são um grão de areia. Os verdadeiros problemas vão surgir quando a Turquia "entrar" na UE. A Turquia invadiu a ilha de Chipre porque a comunidade de turca( muçulmanos ) era incapaz de viver em paz e em harmonia com os gregos( cristãos ). Agora já não se sentem ameaçados pelas leis cristãs, dos "infiéis"?
  • Ricardo
    29 nov, 2015 Lisboa 19:42
    E o que tem feito a UE para defender as fronteiras da Europa estes anos todos?Na prática,em nome dos vários tratados,os países têm sido impedidos de defender o seu próprio território e como se viu em Setembro alguns até foram alvo dos organismos internacionais(incluindo a UE)por o tentarem fazer.Agora é a França(quando já tem seu espaço invadido há decadas)que vem clamar pelo mesmo(tendo sido o governo françês um dos mais críticos da Hungria e outros quando disseram o mesmo) mas já tem o "cavalo de troia" no seu meio.
  • ms
    29 nov, 2015 funchal 18:43
    fixe...já estarão inscritos nos centros de emprego?
  • André
    29 nov, 2015 Lisboa 17:55
    Bem defendi isso... em Maio deste ano. Simplesmente, fui apelidado de "assassino de criancinhas" e "não solidário com os que fogem do terrorismo". A Europa ERROU QUANDO NÃO ENVIOU FORÇAS POLICIAIS PARA A GRÉCIA LOGO EM MAIO E JUNHO desde ano, para filtrar e controlar a entrada massiva de pessoas. Agora, que já passou do milhão e meio (na verdade já serão bem mais de 2 milhões, pois a Turquia tinha 4,4 milhões e na última atualização dos campos de refugiados, o valor está em 2,6 milhões... somando a quantidade de pessoas que tem aproveitado a porta aberta, já serão na casa dos 2 milhões e 500000 a terem entrado na Europa, onde 950000 já realizaram os pedidos de asilo, o resto estará algures, ninguém sabe onde. Depois de um dos grupos do ataque a Paris serem 3 jovens que usaram a Grécia para entrar na Europa ilegalmente e o líder ter voltado "a casa" sem a polícia o poder identificar, seria interessante ouvir as mesmas pessoas que criticavam o apertar do controle de entradas e que eram contra a construção dos muros para organizar as passagens de refugiados.

Destaques V+