Emissão Renascença | Ouvir Online
A+ / A-

Uganda.Papa lembra os que morreram por acreditarem em Cristo

28 nov, 2015 - 10:03 • Aura Miguel , enviada especial ao Uganda

Francisco defende a preocupação verdadeira pelo bem dos outros.

A+ / A-
Francisco homenageia mártires no Uganda
Francisco homenageia mártires no Uganda

O Papa enaltece o exemplo dos mártires católicos. Francisco falava este sábado, numa missa no santuário católico de Kampala, no Uganda.

“O testemunho dos mártires mostra a todos os que, ontem e hoje ouviram a sua história , que os prazeres mundanos e o poder terreno não dão alegria e paz duradouras”, começou por referir o Papa.

Francisco salientou que “são a fidelidade a Deus, a honestidade e integridade da vida e uma autêntica preocupação pelo bem dos outros que nos trazem aquela paz que o mundo não pode oferecer”.

Um dos motivos para a visita de Francisco ao Uganda é assinalar os 50 anos da canonização dos 22 mártires católicos.

Esse mesmo motivo já tinham levado o Papa Paulo VI, em 1969, e o Papa João Paulo II, em 1993, a visitar aquele país africano.

Francisco elogiou a coragem da fidelidade a Cristo e o testemunho que deram os mártires católicos e anglicanos do Uganda, que foram torturados e queimados vivos por causa da sua fé.

Na sexta-feira, no primeiro discurso à chegada ao Uganda, o Papa disse perante as autoridades locais que estes mártires são autênticos heróis nacionais.

A missa deste sábado, em Kampala, contou com a participação de centenas de milhares de fiéis, vindos do país inteiro e de países vizinhos.

O Papa tem uma agenda muito preenchida para este sábado: um encontro com jovens, uma vista a um centro que acolhe os mais pobres e, finalmente, um encontro com religiosos do Uganda.

A Renascença em África com o Papa Francisco. Apoio: Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Comentários
Tem 1500 caracteres disponíveis
Todos os campos são de preenchimento obrigatório.

Termos e Condições Todos os comentários são mediados, pelo que a sua publicação pode demorar algum tempo. Os comentários enviados devem cumprir os critérios de publicação estabelecidos pela direcção de Informação da Renascença: não violar os princípios fundamentais dos Direitos do Homem; não ofender o bom nome de terceiros; não conter acusações sobre a vida privada de terceiros; não conter linguagem imprópria. Os comentários que desrespeitarem estes pontos não serão publicados.

Destaques V+